Ex-comandante do exército, investigado pelo suposto golpe, prestou depoimento à PF

O conteúdo do depoimento de Freire Gomes não foi divulgado pela PF
Por: Brado Jornal 02.mar.2024 às 09h43
Ex-comandante do exército, investigado pelo suposto golpe, prestou depoimento à PF
Divulgação/Exército

O general Freire Gomes, que comandou o Exército em 2022, prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (1º) sobre a suposta tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Freire Gomes ficou por mais de sete horas na sede da PF em Brasília, nesta sexta-feira (1º).

Freire Gomes foi ouvido na condição de testemunha e, segundo fontes da PF à TV Globo, respondeu a todas as perguntas feitas. A investigação busca apurar se o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros e militares se articularam para manter Bolsonaro no poder.

O conteúdo do depoimento de Freire Gomes não foi divulgado pela PF, que pretende manter o sigilo para não comprometer o resultado da investigação. Segundo a emissora carioca, o general teria dito tudo o que sabia sobre o caso.

Freire Gomes é considerado peça fundamental para entender o que aconteceu nos bastidores do Exército durante o período que antecedeu a posse de Lula. Ele foi quem deu a ordem para que o acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília não fosse desmobilizado, no fim de 2022.

A PF apura se a decisão partiu dele ou se ele recebeu ordens superiores para interromper o trabalho da PF e da Polícia Militar do DF, que estavam desmontando o acampamento.

O depoimento de Freire Gomes complementa o do general Estevam Theophilo, que também foi ouvido pela PF. Theophilo disse que não tinha poder para dar ordens para tropas, apenas coordenar as suas ações depois de acionadas. Segundo ele, era necessária uma ordem para que as tropas entrassem em ação, e ele então faria o trabalho de coordená-las.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Exército criará cidade para simular combates; valor é de R$ 5,6 mi
Projeto visa 'aprimorar a capacitação das tropas em cenários urbanos, com 66 edificações e estrutura permanente para simulações realistas'
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
Carregando..