MP pede arquivamento de inquérito sobre Wajngarten

A investigação apurava a suspeita de que a empresa de Wajngarten estaria recebendo verbas públicas por meio de grupos empresariais
Por: Brado Jornal 01.mar.2024 às 11h37
MP pede arquivamento de inquérito sobre Wajngarten
Foto: Tania Rego/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou o arquivamento de um inquérito que investigava o ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten. O pedido foi feito pelo procurador da República Frederick Lustosa de Mello à 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

Segundo a Folha de S. Paulo, a investigação apurava a suspeita de que a empresa de Wajngarten estaria recebendo verbas públicas por meio de grupos empresariais que tinham contratos com o governo federal na época em que ele ocupava o cargo. Os investigadores concluíram que não existem evidências que comprovem tais condutas criminosas.


Falta de provas

Diante da falta de provas e da ausência de uma linha investigativa confiável, o procurador justificou o pedido de arquivamento. Segundo ele, os dados coletados até o momento não foram suficientes para caracterizar os supostos crimes em questão, tornando desnecessário dar continuidade ao processo ou realizar novas diligências.

Em 2020, segundo a Folha, a empresa de Wajngarten recebeu pagamentos de emissoras de TV e agências de publicidade contratadas pela Secretaria de Comunicação Social, ministérios e estatais do governo Bolsonaro.

A FW Comunicação e Marketing, da qual Wajngarten detinha 95% das cotas e sua mãe possuía os outros 5%, oferecia serviços como Controle da Concorrência, fornecendo estudos de mídia para TVs e agências, incluindo análise de anunciantes do mercado e verificação da veiculação de peças publicitárias contratadas.

A empresa tinha contratos com pelo menos cinco empresas que recebiam verbas do governo, incluindo a Band e a Record, cujas participações na verba publicitária da Secretaria de Comunicação Social aumentaram durante a gestão Bolsonaro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Donald Trump apresenta equipe de governo: veja os nomes
O republicano anunciou os nomes em comunicados publicados nas redes sociais
Jornal Nacional e Fantástico despencam no Ibope após tentarem impor narrativa contra Bolsonaro
Tentativa de emplacar narrativa contra Bolsonaro faz Globo amargar queda de audiência no Jornal Nacional e Fantástico tem pior audiência de 2024
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
Carregando..