O ministro de Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, voltou a provocar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira (23).
Em imagem que mostra um grupo de brasileiros e israelenses abraçados, o chanceler disse que “ninguém vai separar” Brasil e Israel. “Nem mesmo você, Lula”, publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) junto à mensagem “Shabat Shalom” –que, traduzida do hebraico, significa um desejo de paz ao próximo.
A publicação adiciona um novo capítulo no tensionamento diplomático entre Tel Aviv e Brasília desde que Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus pela Alemanha nazista.
A declaração, no domingo (18), foi seguida de uma resposta em alto tom do governo israelense, que fez reprimenda pública ao embaixador brasileiro Frederico Meyer no Museu do Holocausto e declarou Lula “persona non grata” (ou seja, que não é bem-vinda) em Israel até que peça desculpas pela fala.
A medida foi considerada descabida pelo Itamaraty, que determinou o retorno imediato de Meyer ao Brasil. Desde então, o governo aposta em pôr “panos quentes” sobre a crise, mas indicou que não fará uma retratação formal.
אף אחד לא יפריד בין האנשים שלנו - גם לא אתה @LulaOficial.
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) February 23, 2024
שבת שלום! pic.twitter.com/m98WU8WARS
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...