Delegados da PF defendem policial que anexou conversa no caso Moraes

OAB abriu representação que derrubou diálogos de advogado no STF
Por: Brado Jornal 23.fev.2024 às 21h34 - Atualizado: 23.fev.2024 às 18h34
Delegados da PF defendem policial que anexou conversa no caso Moraes
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal saiu em apoio ao delegado Hiroshi Sakaki, responsável pela anexação das conversas de um dos acusados e sua defesa no caso de hostilização contra o ministro Alexandre de Moraes. 

Em nota divulgada nesta sexta-feira (23), a entidade defendeu a autonomia do delegado e disse ser dever dele incluir todas as provas coletadas durante a investigação.

A Ordem dos Advogados do Brasil acionou o STF e a Procuradoria Geral da República contra o delegado. A organização pediu que as conversas entre Roberto Mantovani Filho, acusado no caso, e Ralph Tórtima, seu advogado, fossem retirados do relatório do caso.

A entidade disse que o sigilo profissional foi violado. O pedido foi aceito pelo ministro Dias Toffoli, que reconheceu que Sakaki errou ao incluir os diálogos no processo. O processo ficará em sigilo até que as providências sejam tomadas.

A ADPF afirmou que a acusação contra Sakaki “causa estranheza”. E que “insinuações de que um Delegado Federal, lotado em uma relevante diretoria da Polícia Federal, teria realizado tal conduta, são graves e deveriam estar fundamentadas em indícios razoáveis”.

A imputação atinge não apenas o delegado, mas também a credibilidade de toda a corporação, segundo a associação de delegados. O advogado que teve as conversas anexadas pediu a responsabilização de Sakaki, que trabalha diretamente com o ministro Alexandre de Moraes.

O relatório final da PF, assinado por Sasaki, concluiu que Roberto Mantovani Filho injuriou contra o filho do ministro durante o episódio no Aeroporto de Roma em 14 de julho de 2023. Porém, não indica o indiciamento de nenhum dos 3 envolvidos no caso.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Carregando..