Preterido na escolha para relatar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) ameaçou nesta quarta-feira, 21, deixar o colegiado criado a partir de um pedido seu. O emedebista afirmou que não concorda com a escolha do senador Rogério Carvalho (PT-SE) como relator.
“A decisão da designação do senador Rogério Carvalho para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito… Eu, evidentemente, que não concordo, não concordarei e não vou concordar. Eu sou senador e eu teria legitimidade maior ainda para defender os interesses do estado de Alagoas”, disse Renan, para quem Renan diz que “estão tentando domesticar a comissão parlamentar”.
Como noticiamos, Calheiros vinha pleiteando o posto desde a instalação do colegiado, mas seu nome não contava com o aval dos demais integrantes da bancada de Alagoas e nem do Palácio do Planalto. O emedebista é o autor do requerimento que tem como objetivo investigar os danos ambientais causados em Maceió pela empresa petroquímica.
“Eu respeito o Rogério, mas nós não vamos aceitar, porque essa designação, lamentavelmente, é prejudicial aos interesses do nosso estado. E, portanto, mesmo tendo criado a CPI, mesmo tendo estabelecido o fato determinado, mesmo tendo coletado assinatura por assinatura, eu deixo essa Comissão Parlamentar de Inquérito”, completou o emedebista.
“Colocamos essa CPI de pé em um cenário de adversidade. A adversidade fortalece, enquanto o conforto anestesia. Contra o poder econômico e alguns poderosos, mas com a força da verdade e da justiça, erguemos a comissão parlamentar de inquérito. Com encaminhamentos que ensaiam domesticar a CPI, não emprestarei meu nome para simulacros investigatórios. Jogos de cartas marcadas sempre acabam com a ruína de castelos de cartas. Já vi esse filme várias vezes. Mãos ocultas, mas visíveis, me vetaram na relatoria, que não era uma capitania, mas o resultado de uma costura política”, desabafou Renan.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...