CUT declara solidariedade a Lula e diz que declaração foi corajosa

A CUT declarou que a fala de Lula rompeu "relações de obediência ao status quo israelense e reestabeleceu uma posição humanitária e soberana no cenário conturbado da atual geopolítica global"
Por: Brado Jornal 20.fev.2024 às 08h17
CUT declara solidariedade a Lula e diz que declaração foi corajosa
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A Central Única dos Trabalhadores emitiu nesta terça-feira (19) uma nota de solidariedade ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelos “ataques que está sofrendo da extrema direita, do sionismo e da grande imprensa”. O presidente é alvo de críticas por ter comparado a operação de Israel na Faixa de Gaza ao nazismo de Hitler.

Segundo a entidade sindical, a declaração de Lula está amparada no direito internacional e pela Corte Internacional de Justiça, que julga denúncias contra Israel por genocídio. A CUT também defendeu o fim de acordos militares com o país.

“[A CUT] não poderia deixar de solidarizar-se com o Presidente Lula que rompeu relações de obediência ao status quo israelense e reestabeleceu uma posição humanitária e soberana no cenário conturbado da atual geopolítica global”, disse a entidade em nota.

No texto, a central também defendeu um cessar-fogo imediato e declarou seu apoio ao povo palestino.


Eis a íntegra da nota da CUT:

“Nota em solidariedade ao Presidente Lula após declaração sobre os crimes de Israel contra a humanidade.

“A CUT (Central Única dos Trabalhadores), apresenta sua total solidariedade ao Presidente Lula contra os duros e injustos ataques que está sofrendo da extrema direita, do sionismo e da grande imprensa, cúmplices dos crimes que o governo de Israel comete contra o povo palestino e a humanidade.

“As declarações do Presidente Lula durante coletiva à imprensa nesse domingo (18), na Etiópia, estão amparadas no direito internacional e na recente decisão da CIJ (Corte Internacional de Justiça), em julgamento dos crimes do governo de Israel que incluem matar civis palestinos na Faixa de Gaza; causar graves danos mentais e corporais na população; impor, de forma deliberada, condições para causar destruição física em um grupo. Atos do governo de Israel que tipificam o crime de genocídio.

“Vale destacar que a Corte Internacional de Justiça segue analisando outras acusações da África do Sul contra o governo de Israel por violação da Convenção das Nações Unidas sobre “genocídio” na Faixa de Gaza.

“O Presidente Lula com suas declarações honrou os versos do poeta e diplomata brasileiro Guimarães Rosa que já nos alertava que “o que a vida quer da gente é coragem!”. Sim, pois é preciso coragem para desmascarar a indústria internacional do medo patrocinada pelo governo de Israel que tenta inclusive silenciar jornalistas no Brasil com ameaças e processos.

“A CUT, que defende a revogação de todos os acordos militares que o nosso país possa ter com Israel, não poderia deixar de solidarizar-se com o Presidente Lula que rompeu relações de obediência ao status quo israelense e reestabeleceu uma posição humanitária e soberana no cenário conturbado da atual geopolítica global.

“Toda solidariedade ao Povo Palestino!

“Cessar-fogo já!

“Não ao massacre e genocídio!

“Sim à paz e não à guerra!”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Carregando..