Depois de 7 meses, agressão a Moraes em aeroporto vira injúria

Corporação encerrou as investigações da suposta agressão ocorrida em julho de 2023; relatório afirma que filho de Moraes foi vítima de injúria real
Por: Brado Jornal 16.fev.2024 às 10h39
Depois de 7 meses, agressão a Moraes em aeroporto vira injúria
José Cruz/Agência Brasil

A Polícia Federal concluiu as investigações sobre o caso da hostilização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no aeroporto de Roma, na Itália, em julho de 2023. O relatório foi enviado ao relator Dias Toffoli em 9 fevereiro. 

A conclusão da PF foi de que o empresário Roberto Mantovani Filho, 71 anos, injuriou o filho de Moraes, Alexandre Barci. No entanto, o delegado do caso, Hiroshi de Araújo Sakaki, não indiciou nenhum dos envolvidos.


O relatório da PF usa 2 argumentos para não indiciar Mantovani. Segundo a corporação:

  • a instrução normativa nº 255 proíbe que o indiciamento pela PF de crimes de menor potencial ofensivo, como o crime de injúria; e
  • para aplicação da legislação brasileira em casos que ocorreram no exterior é preciso que o crime esteja incluído no rol de contravenções passíveis de extradição, o que não é válido para o de injúria.


O relatório se tornou público um dia antes do julgamento dos recursos no STF que analisará se mantém o sigilo do vídeo que mostra a confusão no aeroporto de Roma. A sessão será em plenário virtual nesta sexta-feira (16).

A defesa da família Mantovani e a Procuradoria-Geral da República pedem o fim do sigilo na íntegra do vídeo que registrou o momento da discussão entre o filho de Moraes e o empresário. O advogado da família Mantovani, Ralph Tórtima, pediu que a presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) se manifestasse no processo.

Com a conclusão da PF, o caso poderá ser arquivado pelo MPF pela falta de critérios que sustentem um indiciamento. O Poder360 apurou com advogados ligados ao caso que o plenário virtual tende a decidir em manter o sigilo do vídeo pela conclusão do relatório da corporação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
'Nunca debati golpe com ninguém', diz Bolsonaro
O ex-presidente deu uma entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após seu retorno de Maceió
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
João Roma critica indiciamento de Bolsonaro
Ele afirmou que o Supremo Tribunal Federal adota “medidas medievais” e aplica “dois pesos e duas medidas”
Bahia: desembargador que concedeu prisão domiciliar a chefe de facção é aposentado
Luiz Fernando Lima estava afastado do cargo desde outubro de 2023, após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que foi mantida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF)
Sogra ateia fogo contra nora enquanto ela dormia em Pirajá
Conforme o relato da mãe, a agressora teria jogado querosene e iniciado o fogo
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
Carregando..