Operação da PF investiga produção de áudio falso com voz do prefeito de Manaus

Polícia Federal realiza Operação Código Falso para desmantelar grupo que criou áudio falso com a voz do prefeito de Manaus
Por: Brado Jornal 09.fev.2024 às 13h28 - Atualizado: 09.fev.2024 às 11h28
Operação da PF investiga produção de áudio falso com voz do prefeito de Manaus
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira (9) a Operação “Código Falso”. O objetivo é desarticular grupo criminoso que produziu e compartilhou áudio com a voz supostamente do prefeito de Manaus, David Almeida. O material, que é pejorativo contra profissionais da educação, foi transacionado em diversos grupos de WhatsApp.

Durante a operação, a Polícia Federal informou que está cumprindo nove mandados de busca e apreensão. São alvos da operação um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores da mensagem falsa.


Apreensões e depoimentos

Foram apreendidos mídias computacionais e os suspeitos foram intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal, em Manaus, durante a manhã. O prefeito de Manaus ainda não se manifestou sobre a operação.

Segundo David Almeida, as informações são caluniosas e começaram a ser compartilhadas no dia 21 de dezembro nos grupos de WhatsApp. Na ocasião, um áudio de sete segundos, que continha xingamentos com uma voz semelhante à do prefeito contra profissionais da educação da rede pública da capital amazonense, circulava pela internet.


Falsa acusação contra professores

Na época da denúncia, o prefeito afirmou que jamais faria um ataque a professores. “Todo mundo sabe da minha ligação com os professores e agora tivemos um problema com relação ao repasse do abono, em função da queda das receitas do Fundeb. E exatamente aproveitando essa questão, aparece essa fala para me colocar em rota de colisão com os professores a quem eu tenho total respeito”, disse Almeida.


Investigações apontam para montagem

De acordo com as investigações iniciais realizadas pela perícia da Polícia Federal no Amazonas, o áudio é uma montagem, utilizando-se recursos de Inteligência Artificial (IA), com fragmentos de outros tipos de áudios, além de simulações.

O perito criminal federal, Cleiton Lopes, afirmou que as investigações permitirão chegar ao dispositivo de origem do áudio. “Tudo isso que acontece na internet deixa esse mapeamento, deixa esses endereços e a gente consegue fazer esse rastreamento até a origem”, completou.

O superintendente da PF no Amazonas, Umberto Ramos, reforçou que a ação visa coibir esse tipo de iniciativa e alertou que não existe anonimato na internet. “Qualquer tipo de montagem, fake news, utilização de inteligência artificial de maneira indevida com o objetivo eleitoral, será investigado e os seus autores serão identificados e punidos”, ressaltou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF faz operação contra grupo chefiado por chineses suspeito de crimes financeiros de R$ 6 bilhões
De acordo com a investigação, a organização criminosa operava um complexo sistema bancário ilegal de lavagem de dinheiro e evasão de divisas para pelo menos 15 países
PF prende 3 por destruírem provas contra investigados em outra operação
Mandados de prisão preventiva e busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (26) e tem relação com Operação El Patrón, deflagrada em dezembro de 2023
Sogra ateia fogo contra nora enquanto ela dormia em Pirajá
Conforme o relato da mãe, a agressora teria jogado querosene e iniciado o fogo
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
8/1: condenado a 16 anos de prisão é internado na UTI com pancreatite aguda
Preso deixou a Papuda rumo a um hospital do Distrito Federal
Carregando..