Senador entra com pedido de investigação contra PL

Humberto Costa alega que, de acordo com relatório da Polícia Federal, a sigla sofreu uma “instrumentalização”
Por: Brado Jornal 08.fev.2024 às 15h56
Senador entra com pedido de investigação contra PL
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Humberto Costa (PT-PE) decidiu enviar uma representação à Procuradoria-Geral da República (PGR) na qual pede a abertura de uma investigação contra o Partido Liberal (PL). Nesta quinta-feira, 8, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto foi um dos alvos da Operação Tempus Veritatis, da Polícia Federal, que apura a existência de uma organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente filiado ao PL, também está entre os alvos.

Humberto alega que, de acordo com relatório da Polícia Federal, a sigla sofreu uma “instrumentalização” durante as eleições de 2022 para financiar uma estrutura de apoio à invalidação da vitória de Lula nas urnas.

“Estou enviando representação ao PGR para que abra investigação sobre a participação do PL em tentativa de golpe e abolição violenta do Estado democrático de Direito. Se comprovada a atuação, vou requerer a cassação do registro do partido por envolvimento em atividade criminosa”, registrou Humberto nas redes sociais.

Na representação enviada à PGR, o senador petista pede ainda uma análise “com profundidade e lupa” nas contas do partido, “pois os recursos do fundo partidário, em tese, podem ter sido desviados para o custeio e financiamento indevido dos atos antidemocráticos, com o objetivo ilícito de invalidar a eleição presidencial”.

Tanto endereços ligados a Valdemar quanto a sede do PL foram alvo de mandados de busca e apreensão. O presidente da sigla foi detido em flagrante, em Brasília, por posse irregular de arma de fogo.

No total, 33 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares que incluem a proibição de manter contato com outros investigados.

As medidas incluem a proibição de se ausentar do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas, e a suspensão do exercício de funções públicas. Jair Bolsonaro é um dos que entregou o passaporte, segundo o advogado do ex-presidente, Paulo Bueno.

O despacho das ações foi assinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PF faz operação contra grupo chefiado por chineses suspeito de crimes financeiros de R$ 6 bilhões
De acordo com a investigação, a organização criminosa operava um complexo sistema bancário ilegal de lavagem de dinheiro e evasão de divisas para pelo menos 15 países
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
8/1: condenado a 16 anos de prisão é internado na UTI com pancreatite aguda
Preso deixou a Papuda rumo a um hospital do Distrito Federal
Jornal Nacional e Fantástico despencam no Ibope após tentarem impor narrativa contra Bolsonaro
Tentativa de emplacar narrativa contra Bolsonaro faz Globo amargar queda de audiência no Jornal Nacional e Fantástico tem pior audiência de 2024
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
'Nunca debati golpe com ninguém', diz Bolsonaro
O ex-presidente deu uma entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após seu retorno de Maceió
Carregando..