Bolsonaro participou da construção de golpe, diz Lula

“Essa gente tem que ser investigada”, afirma o presidente sobre operação da PF que mira Bolsonaro e aliados
Por: Brado Jornal 08.fev.2024 às 10h01
Bolsonaro participou da construção de golpe, diz Lula
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (8) que é “um dado concreto” que houve 'tentativa de golpe' na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e que o ex-presidente teria “participado da construção” do plano.

“O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para sair, tanto que não teve nem coragem de me dar a faixa e foi embora para os EUA. Ele deve ter participado da construção desta tentativa de golpe”, disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia.

“Obviamente que tem muita gente envolvida, muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve tentativa de golpe, houve uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir uma coisa que nós construímos há tantos anos, que é o processo democrático”, completou Lula.

Segundo o presidente, “essa gente” precisa ser investigada. “Temos que saber quem é quem financiou, quem pagou, quem financiou aqueles acampamentos. Para que a gente nunca mais permita que aconteça o que aconteceu em 8 de janeiro”.

Apesar do comentário, Lula afirmou que não pode falar sobre operações conduzidas pela PF. Mais cedo, a corporação informou que a ação desta 5ª feira cumpre 33 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva contra aliados de Bolsonaro, além de medidas cautelares, que incluem a proibição de contato com os demais investigados, proibição de sair do país, a entrega dos passaportes e suspensão de funções públicas.

“É muito difícil o presidente da República falar sobre uma ação que é feita depois de uma ação judicial, tudo correndo sob sigilo até determinar que se faça busca e apreensão na casa das pessoas. Espero que a PF faça a coisa do jeito mais democrático possível, que não haja nenhum abuso, que faça aquilo que a justiça determinou que faça e depois apresente para a sociedade o resultado daquilo que eles encontraram”. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jornal Nacional e Fantástico despencam no Ibope após tentarem impor narrativa contra Bolsonaro
Tentativa de emplacar narrativa contra Bolsonaro faz Globo amargar queda de audiência no Jornal Nacional e Fantástico tem pior audiência de 2024
“Trump cortou o mato, o caminho já está aberto”, diz Alexandre Aleluia
Em entrevista ao Brado Jornal, o vereador de Salvador comentou a respeito da derrota do vice-governador da Bahia a prefeitura de Salvador
'Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027', diz Pacheco
A declaração do presidente do Senado foi dada em uma entrevista neste domingo (24)
Bahia: desembargador que concedeu prisão domiciliar a chefe de facção é aposentado
Luiz Fernando Lima estava afastado do cargo desde outubro de 2023, após decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que foi mantida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF)
'Nunca debati golpe com ninguém', diz Bolsonaro
O ex-presidente deu uma entrevista à imprensa no aeroporto de Brasília, após seu retorno de Maceió
Roma afirma que Victor Azevedo e Raimundinho da JR querem deixar o PL
O presidente do PL explicou que a sigla busca alinhar seus filiados às diretrizes partidárias e confirma que dois deputados estaduais manifestaram interesse em deixar a sigla antes das eleições de 2026
Carregando..