Bolsonaro participou da construção de golpe, diz Lula

“Essa gente tem que ser investigada”, afirma o presidente sobre operação da PF que mira Bolsonaro e aliados
Por: Brado Jornal 08.fev.2024 às 10h01
Bolsonaro participou da construção de golpe, diz Lula
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (8) que é “um dado concreto” que houve 'tentativa de golpe' na gestão de Jair Bolsonaro (PL) e que o ex-presidente teria “participado da construção” do plano.

“O cidadão que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para sair, tanto que não teve nem coragem de me dar a faixa e foi embora para os EUA. Ele deve ter participado da construção desta tentativa de golpe”, disse Lula em entrevista à rádio Itatiaia.

“Obviamente que tem muita gente envolvida, muita gente que vai ser investigada, porque o dado concreto é que houve tentativa de golpe, houve uma política de desrespeito à democracia, houve uma tentativa de destruir uma coisa que nós construímos há tantos anos, que é o processo democrático”, completou Lula.

Segundo o presidente, “essa gente” precisa ser investigada. “Temos que saber quem é quem financiou, quem pagou, quem financiou aqueles acampamentos. Para que a gente nunca mais permita que aconteça o que aconteceu em 8 de janeiro”.

Apesar do comentário, Lula afirmou que não pode falar sobre operações conduzidas pela PF. Mais cedo, a corporação informou que a ação desta 5ª feira cumpre 33 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva contra aliados de Bolsonaro, além de medidas cautelares, que incluem a proibição de contato com os demais investigados, proibição de sair do país, a entrega dos passaportes e suspensão de funções públicas.

“É muito difícil o presidente da República falar sobre uma ação que é feita depois de uma ação judicial, tudo correndo sob sigilo até determinar que se faça busca e apreensão na casa das pessoas. Espero que a PF faça a coisa do jeito mais democrático possível, que não haja nenhum abuso, que faça aquilo que a justiça determinou que faça e depois apresente para a sociedade o resultado daquilo que eles encontraram”. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
“Maduro é um problema da Venezuela, não um problema do Brasil”, diz Lula
Ao ser questionado se não estava na hora de ignorar o ditador da Venezuela, Nicolas Maduro, Lula riu e disse que aprendeu que “precisa ter muito cuidado” quando “vai tratar de outros países”.
Bancada evangélica declara apoio a Hugo Motta na Câmara
Anúncio foi feito durante jantar em churrascaria de luxo de Brasília
“São duas vagas e três nomes fortes no DF”, diz Bolsonaro sobre Senado
O ex-presidente citou sua esposa Michelle Bolsonaro
Fux determina que governo proíba uso de benefícios em bets
Ministro do STF também determina restrição de propagandas a crianças e adolescentes
Deputados aprovam proibir uso de celular nas escolas de SP
Proposta segue para sanção do governador
CCJ da Câmara adia discussão de PEC sobre proibição do aborto em todos os casos
A PEC é de 2012, de autoria do ex-deputado Eduardo Cunha e, na prática, muda o regimento sobre o aborto, que passaria a ser proibido mesmo nas três situações em que atualmente a legislação permite
Carregando..