Lesa Pátria: Empresários de Barueri se tornam alvos

De acordo com a PF, os empresários são suspeitos de financiar ônibus utilizados para levar manifestantes a Brasília no 8 de janeiro
Por: Brado Jornal 24.jan.2024 às 14h41 - Atualizado: 24.jan.2024 às 13h41
Lesa Pátria: Empresários de Barueri se tornam alvos

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 24, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria. A nova etapa investiga dois empresários de Barueri, na grande São Paulo, por supostamente financiarem ônibus utilizados para levar manifestantes a Brasília no 8 de janeiro de 2023.

Um dos alvos da operação é o empresário Mario Ari Luft, proprietário de uma empresa do setor logístico que atua no transporte de cargas para o agronegócio e armazenagem. Segundo as investigações, ele teria desempenhado um papel ativo na orientação dos movimentos golpistas, junto a outras lideranças, além de ter financiado ônibus para transportar os manifestantes até Brasília.

De acordo com a Polícia Federal, os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.

A corporação ressaltou que as investigações estão em andamento e que a Operação Lesa Pátria é uma ação contínua, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.


Deputado Carlos Jordy foi alvo da Lesa Pátria

Na semana passada, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) foi alvo da 24ª fase da operação.

A ação tem foco em identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos ocorridos entre outubro de 2022 e o início de 2023, no interior do estado do Rio de Janeiro.

Em comunicado, a PF informou que foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), oito no estado do Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal.

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, disse a PF.

Os agentes da Polícia Federal fizeram buscas no gabinete de Carlos Jordy na Câmara dos Deputados e em endereços ligados a ele no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.


A Operação Lesa Pátria

Deflagrada para identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos de 8 de janeiro de 2023, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

Segundo balanço divulgado pela Polícia Federal, foram cumpridos pelo menos 97 mandados de prisão preventiva e 323 mandados de busca e apreensão (incluindo os expedidos nesta quinta-feira, 18). Até o momento, foram apreendidos 11,6 milhões de reais em bens, 5,03 milhões de reais em veículos e 8,4 milhões de reais em ônibus utilizados para levar manifestantes a Brasília.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Não é um caso isolado", diz Moraes sobre explosão no STF
O ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (14), se pronunciou sobre os ataques na Praça dos Três Poderes
Tragédia de Mariana: Justiça absolve Samarco e BHP pelas 19 mortes
Foram absolvidas pela Justiça Federal as empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, além de 7 pessoas, entre elas diretores, gerentes e técnicos
Governo de Brasília diz que homem com explosivos era lobo solitário
Governadora interina trata caso como suicídio; homem teria tentado subir rampa do Supremo antes de morrer por explosão
PL repudia explosão em Brasília
Francisco Wanderley Luiz causou uma explosão em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e resultou em sua própria morte na última quarta-feira (13)
Moraes condena ‘Banalização’ e classifica explosão como ‘ato terrorista’
Para o ministro, essa mesma “mediocridade” também contribui para normalizar o “contínuo” ataque às instituições.
Primeira-dama na mira: Zambelli questiona legalidade de evento Janjapalooza
A deputada questiona o uso de recursos públicos em agendas de viés político-ideológico
Carregando..