A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 24, a 23ª fase da Operação Lesa Pátria. A nova etapa investiga dois empresários de Barueri, na grande São Paulo, por supostamente financiarem ônibus utilizados para levar manifestantes a Brasília no 8 de janeiro de 2023.
Um dos alvos da operação é o empresário Mario Ari Luft, proprietário de uma empresa do setor logístico que atua no transporte de cargas para o agronegócio e armazenagem. Segundo as investigações, ele teria desempenhado um papel ativo na orientação dos movimentos golpistas, junto a outras lideranças, além de ter financiado ônibus para transportar os manifestantes até Brasília.
De acordo com a Polícia Federal, os crimes investigados incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime.
A corporação ressaltou que as investigações estão em andamento e que a Operação Lesa Pátria é uma ação contínua, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.
Deputado Carlos Jordy foi alvo da Lesa Pátria
Na semana passada, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) foi alvo da 24ª fase da operação.
A ação tem foco em identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram atos ocorridos entre outubro de 2022 e o início de 2023, no interior do estado do Rio de Janeiro.
Em comunicado, a PF informou que foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), oito no estado do Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime”, disse a PF.
Os agentes da Polícia Federal fizeram buscas no gabinete de Carlos Jordy na Câmara dos Deputados e em endereços ligados a ele no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.
A Operação Lesa Pátria
Deflagrada para identificar pessoas que planejaram, financiaram e incitaram os atos de 8 de janeiro de 2023, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
Segundo balanço divulgado pela Polícia Federal, foram cumpridos pelo menos 97 mandados de prisão preventiva e 323 mandados de busca e apreensão (incluindo os expedidos nesta quinta-feira, 18). Até o momento, foram apreendidos 11,6 milhões de reais em bens, 5,03 milhões de reais em veículos e 8,4 milhões de reais em ônibus utilizados para levar manifestantes a Brasília.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...