Janja é meu farol e vive política 24h por dia, diz Lula

Presidente afirmou que primeira-dama o alerta sobre “erros” no governo: “Ela fala coisa para mim que a minha assessoria não fala”
Por: Brado Jornal 23.jan.2024 às 15h09
Janja é meu farol e vive política 24h por dia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (23) que a primeira-dama Janja da Silva é como o “farol” de seu governo. O petista declarou que a socióloga se preocupa com a política e vive o tema “24h por dia”.

“A Janja é uma espécie de meu farol. Sabe aquele farol que guia assim? Ou seja, quando tem coisa errada, ela me chama a atenção. Quando tem alguma coisa no jornal errada, ela me chama a atenção. Quando tem alguma coisa nas redes, ela me chama a atenção. Às vezes, ela fala coisas para mim que a minha assessoria não fala, e ela fala. E isso me ajuda, obviamente”, afirmou o presidente à rádio Metrópole.

Janja é alvo frequente de críticas –inclusive por aliados do chefe do Executivo– por suposta ingerência em temas de governo e por ter prerrogativas equivalentes ou até maiores comparada a alguns ministros. A primeira-dama também é procurada como intermediária por quem quer levar demandas ao presidente.

Ainda durante o período de transição de governo, Janja vetou a indicação do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) para o Ministério do Turismo. Ele havia sido indicado por seu partido e o anúncio de seu nome era dado como certo.

O motivo foi uma acusação de que Pedro Paulo teria agredido a ex-mulher Alexandra Marcondes Carvalho Teixeira. Em 2015, as revistas Época e Veja publicaram que o congressista havia batido na então companheira mais de uma vez. O registro policial, segundo as reportagens, era de 2008.

Na época em que a acusação foi revelada, o deputado estava na pré-campanha para a Prefeitura do Rio. Ao longo do tempo, ficou provado que Pedro Paulo não tem histórico de agressões. Foi investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. O caso foi julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e Pedro Paulo foi inocentado.

Janja também costuma participar de reuniões de trabalho do presidente e é presença constante nas viagens de Lula. Em 2 de junho de 2023, Lula chamou a primeira-dama de “assessora” ao tentar trocar os papeis que estava lendo durante evento em uma universidade em São Bernardo do Campo (SP).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Governo de Brasília diz que homem com explosivos era lobo solitário
Governadora interina trata caso como suicídio; homem teria tentado subir rampa do Supremo antes de morrer por explosão
Lula se encontra com PF e ministros do STF após explosões na Esplanada
Durante a reunião, Lula também conversou por telefone com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso
PL repudia explosão em Brasília
Francisco Wanderley Luiz causou uma explosão em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e resultou em sua própria morte na última quarta-feira (13)
Tragédia de Mariana: Justiça absolve Samarco e BHP pelas 19 mortes
Foram absolvidas pela Justiça Federal as empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, além de 7 pessoas, entre elas diretores, gerentes e técnicos
Moraes condena ‘Banalização’ e classifica explosão como ‘ato terrorista’
Para o ministro, essa mesma “mediocridade” também contribui para normalizar o “contínuo” ataque às instituições.
Explosões em Brasília: Bolsonaro lamenta ocorrido e diz que autor teria 'perturbações na saúde mental'
Na postagem, intitulada “pela pacificação”, o ex-presidente diz que lamenta e repudia qualquer ato de violência
Carregando..