Elói Pietá cita falta de democracia no PT e anuncia saída da sigla

O ex-deputado anunciou sua saída do Pt, partido que ajudou a fundar
Por: Brado Jornal 23.jan.2024 às 20h22
Elói Pietá cita falta de democracia no PT e anuncia saída da sigla

O ex-deputado federal e ex-prefeito de Guarulhos (SP) Elói Pietá anunciou nesta terça-feira (23) que irá se desfiliar do PT. Ele ajudou a criar a sigla na década de 1980. De saída, citou a falta de democracia na legenda.

“O Partido Republicano dos Estados Unidos está mais democrático do que o PT em Guarulhos, porque lá filiados e simpatizantes votam entre vários candidatos e aqui os filiados foram proibidos de votar”, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

O diretório municipal do PT em Guarulhos descartou a realização de prévias para a escolha do candidato às eleições municipais e decidiu lançar o deputado federal Alencar Santana (PT) à prefeitura do município paulista. As eleições serão em outubro deste ano.

Segundo Pietá, todos os 25.000 filiados ao PT na cidade deveriam ter sido consultados por meio de voto, e não só os integrantes do diretório.

O ex-congressista ainda não sabe em qual partido irá se filiar, mas disse que pretende continuar na base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O que me moveu a me desfiliar do partido foi para ser candidato em uma frente ampla que tem todas as condições de dirigir a cidade. Pela 1ª vez tem uma frente ampla a espera de 1 candidato”, disse.

Elói Pietá se filiou ao PT há 46 anos. Pela sigla, foi vereador de Guarulhos, prefeito da cidade e deputado estadual. Também foi vice-presidente da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido.

“Eu não mudei o que sou e o que penso. Agora, vou passar um processo de consulta”, afirmou.

Com a saída do ex-deputado, o secretário de organização do diretório municipal do PT Marks Oliveira afirmou respeitar a decisão de Pietá. No entanto, disse que não concorda com sua declaração sobre uma suposta falta de democracia no partido.

“O PT é o partido mais democrático que existe. Por isso a gente demora para tomar decisões, porque escuta todas as vozes e aperta todas as mãos. Na verdade, o Alencar é que tem uma grande frente ampla”, disse ao Estadão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula se encontra com PF e ministros do STF após explosões na Esplanada
Durante a reunião, Lula também conversou por telefone com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso
PL repudia explosão em Brasília
Francisco Wanderley Luiz causou uma explosão em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e resultou em sua própria morte na última quarta-feira (13)
Governo de Brasília diz que homem com explosivos era lobo solitário
Governadora interina trata caso como suicídio; homem teria tentado subir rampa do Supremo antes de morrer por explosão
Moraes condena ‘Banalização’ e classifica explosão como ‘ato terrorista’
Para o ministro, essa mesma “mediocridade” também contribui para normalizar o “contínuo” ataque às instituições.
Proprietário do carro que explodiu em Brasília havia anunciado atentado nas redes sociais
À Justiça Eleitoral em 2020, Luiz declarou possuir Ensino Médio incompleto, ser casado e ter R$ 263 mil em bens, incluindo quatro veículos e um prédio residencial em Rio do Sul.
Tragédia de Mariana: Justiça absolve Samarco e BHP pelas 19 mortes
Foram absolvidas pela Justiça Federal as empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, além de 7 pessoas, entre elas diretores, gerentes e técnicos
Carregando..