Entidades israelitas repudiam declaração de ex-presidente do PT

José Genoíno disse ser “interessante” iniciativas de boicote a empresas de judeus e defendeu que o Brasil corte “relações comerciais na área de segurança e defesa” com Israel
Por: Brado Jornal 21.jan.2024 às 19h35
Entidades israelitas repudiam declaração de ex-presidente do PT
Foto: Lia Bianchini

Entidades que representam a comunidade judaica no Brasil emitiram neste domingo (21.jan.2024) notas de repúdio a uma declaração do ex-deputado e ex-presidente nacional do PT José Genoíno. Em entrevista ao jornal digital brasileiro de esquerda DCM (Diário do Centro do Mundo), ele disse ser “interessante” iniciativas de boicote “por motivos políticos que ferem interesses econômicos” a “determinadas” empresas de judeus.

A Conib (Confederação Israelita do Brasil) disse que a fala de Genoíno é “antissemita”. Já a Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo) afirmou que as declarações do ex-congressista “flertam com o nazismo e o racismo”. Leia as íntegras mais abaixo nesta reportagem. 

Segundo a Conib, o “boicote a judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no holocausto”. A instituição pediu que “lideranças brasileiras” atuem “com moderação e equilíbrio diante do trágico conflito no Oriente Médio”. 

A Fisesp afirmou que a fala do ex-presidente do PT é “criminosa”. Disse que, ao “evidenciar a origem judaica de empresas e pedir seu boicote, Genoíno revela a sua covardia e o seu viés antissemita”.

“O que nos preocupa ainda mais é o silêncio dos dirigentes do partido que o acolhe. Líderes que se dizem defensores da democracia não podem concordar com mais este ataque, que busca atingir pessoas apenas pelo fato de serem judeus ou judias”, disse a federação. 

Ainda em nota, a entidade também declarou que “o antissemitismo merece total reprovação”. 

“Esperamos, mais uma vez, a retratação e principalmente o repúdio das pessoas de bem que defendem os valores da paz e da democracia”, afirmou. 

Já a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria diz que a declaração de Genoíno é uma “fala, antissemita, que remonta ao começo da perseguição do regime nazista aos judeu”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula se encontra com PF e ministros do STF após explosões na Esplanada
Durante a reunião, Lula também conversou por telefone com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso
Moraes condena ‘Banalização’ e classifica explosão como ‘ato terrorista’
Para o ministro, essa mesma “mediocridade” também contribui para normalizar o “contínuo” ataque às instituições.
PL repudia explosão em Brasília
Francisco Wanderley Luiz causou uma explosão em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e resultou em sua própria morte na última quarta-feira (13)
"Não é um caso isolado", diz Moraes sobre explosão no STF
O ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (14), se pronunciou sobre os ataques na Praça dos Três Poderes
Primeira-dama na mira: Zambelli questiona legalidade de evento Janjapalooza
A deputada questiona o uso de recursos públicos em agendas de viés político-ideológico
Tragédia de Mariana: Justiça absolve Samarco e BHP pelas 19 mortes
Foram absolvidas pela Justiça Federal as empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, além de 7 pessoas, entre elas diretores, gerentes e técnicos
Carregando..