Por Mateus Maia - Poder 360
A divulgação dos compromissos oficiais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a 5ª feira (11.jan.2024) indica que o anúncio de Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça deve sair nesta data. O petista terá reunião com o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) e o atual ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), às 11h, no Palácio do Planalto.
Lewandowski é o mais cotado para substituir Dino na Justiça e sua indicação ganhou ares de definitiva em reunião com Lula na 2ª feira (8.jan) fora dos compromissos do presidente. Depois disso, o principal entrave era o que fazer com os representantes do partido de Dino, o PSB, que ocupam cargos na Justiça.
O partido do vice-presidente Geraldo Alckmin quer manter seus cargos no ministério mesmo com a saída de Dino. Nas negociações pelo comando da Justiça, o PT conseguiu a promessa de que terá sua presença mantida quando decidiu apoiar o nome de Lewandowski para o cargo.
Publicamente, os pessebistas dizem que o presidente é quem deve decidir, junto com Lewandowski, como deve ficar a estrutura do ministério, mas nos bastidores admitem que há uma insatisfação pela possível perda de espaço na Esplanada.
Dizem que o governo despreza a ajuda que o partido deu ao PT nas eleições de 2022. O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, por exemplo, abriu mão de sua candidatura ao Governo de São Paulo em prol de Fernando Haddad –que perdeu a eleição para Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No ano passado, França, antes ministro de Portos e Aeroportos, foi remanejado na Esplanada na 1ª reforma ministerial de Lula.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...