O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), descreveu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um líder “sem controle emocional” que alimentou os ataques do 8 de Janeiro com “mentiras da campanha”. Em entrevista à CNN, o petista falou sobre os atos extremistas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, ao afirmar que não imaginava que a oposição tivesse escalado daquela maneira.
“Eu não imaginava que a ignorância tivesse chegado a tal ponto, sabe, de um presidente sem controle emocional, desmoralizado pela quantidade de mentiras contadas durante toda a campanha, tivesse inventado uma coisa daquela. E o que é vergonhoso é que inventou e fugiu. Não teve coragem de participar”, afirmou na última 6ª feira (5.jan.2024).
O petista fazia referência à época em que Bolsonaro esteve nos Estados Unidos. O ex-presidente viajou para fora do país pouco tempo depois do resultado das eleições presidenciais ser divulgado, em dezembro de 2022. Quando a invasão aos prédios públicos foi registrada em Brasília, Bolsonaro não havia retornado ainda.
O presidente relembrou o momento em que ficou sabendo do que se passava na capital do país. Lula estava em Araraquara, no interior de São Paulo, para acompanhar a situação de um córrego que havia sido destruído por uma forte tempestade na região.
“Fui avisado por gente vendo televisão na prefeitura que estavam invadindo os prédios. Aí eu fui para a sala de televisão e fiquei vendo a invasão no palácio, fiquei vendo as manifestações, tudo. Liguei para algumas pessoas aqui, liguei para o Flávio Dino, algumas outras pessoas me ligaram. E foi um momento de tensão, uma cosia que eu não imaginei que poderia acontecer no Brasil novamente”, disse.
Lula ainda falou sobre a sua experiência em eleições anteriores, quando perdeu 3 pleitos para a presidência. “Quando a gente perdia, a gente voltava pra casa e ia chorar as mágoas”, afirmou.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...