Padre Júlio Lancellotti vira alvo de CPI das ONGs na Câmara de São Paulo

Vereador quer ouvir religioso sobre a atuação das organizações da Cracolândia
Por: Brado Jornal 04.jan.2024 às 08h40
Padre Júlio Lancellotti vira alvo de CPI das ONGs na Câmara de São Paulo
Foto: Divulgação

O padre Júlio Lancellotti deve ser um dos principais alvos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, ainda em processo de instauração na Câmara de São Paulo. O objetivo, segundo o autor da proposta, vereador Rubinho Nunes (União), é investigar a atuação dos grupos que atuam na cracolândia, no centro da capital paulista.

Rubinho acusa as ONGs de promoverem uma "máfia da miséria" que "explora os dependentes químicos do centro da capital". Segundo o parlamentar, essas organizações recebem dinheiro público para distribuir alimentos, kit de higiene e itens para o uso de drogas - prática conhecida como política de redução de danos.

Júlio Lancellotti declarou ao jornal O Estado de S. Paulo que a instalação de CPIs para investigar o uso de recursos públicos pelo terceiro setor é uma ação legítima do Poder Legislativo. Além disso, acrescentou que não faz parte de nenhuma organização conveniada à Prefeitura de São Paulo, mas, sim, da Paróquia São Miguel Arcanjo.

O vereador do União Brasil conta que o pedido de requerimento para a abertura da CPI foi apresentado no fim do ano passado, com 25 assinaturas, mas que hoie a medida iá conta com o apoio de 30 vereadores. O regimento interno da Câmara estabelece o mínimo de 18 assinaturas para a instalação de uma CPI.

Ele ainda esclarece que duas entidades serão prioridade nas investigações conduzidas pela comissão: o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, conhecida como Bompar, e a Craco

Resiste. As duas atuam junto à população de rua e dependentes químicos no centro de São Paulo, assim como o padre Júlio Lancellotti, que já foi conselheiro do Bompar.

"Os dependentes químicos precisam de programas de tratamento de alta qualidade para ajudar a superar o vício", justifica Rubinho, no pedido de abertura da CPI. "Uma CPI pode avaliar a eficácia dos programas oferecidos pelas ONGs."



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula se encontra com PF e ministros do STF após explosões na Esplanada
Durante a reunião, Lula também conversou por telefone com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso
Governo de Brasília diz que homem com explosivos era lobo solitário
Governadora interina trata caso como suicídio; homem teria tentado subir rampa do Supremo antes de morrer por explosão
PL repudia explosão em Brasília
Francisco Wanderley Luiz causou uma explosão em frente à Praça dos Três Poderes, em Brasília, e resultou em sua própria morte na última quarta-feira (13)
Explosões em Brasília: Bolsonaro lamenta ocorrido e diz que autor teria 'perturbações na saúde mental'
Na postagem, intitulada “pela pacificação”, o ex-presidente diz que lamenta e repudia qualquer ato de violência
Autor das explosões em Brasília queria matar Moraes, diz ex-mulher
O criminoso, identificado como integrante de “grupos radicais”, está sendo investigado pela Polícia Federal, que apura seus possíveis vínculos com outras pessoas
Carregando..