MST quer mais contato direto com Lula em 2024

O coordenador do MST diz que relação com movimentos populares no 1º ano de Lula 3 está “aquém” do esperado
Por: Brado Jornal 04.jan.2024 às 12h00 - Atualizado: 04.jan.2024 às 10h36
MST quer mais contato direto com Lula em 2024

O MST diz estar insatisfeito com a falta de reuniões presenciais e encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º ano de sua gestão. A expectativa, segundo o movimento, é que haja maior aproximação entre ambos em 2024.

Apesar de ter se reunido pessoalmente com Lula em 2023, o coordenador do MST, João Paulo Rodrigues, disse ao Poder360 que a constatação é em relação a reuniões mais amplas, que envolvam a coordenação nacional dos movimentos populares.

A expectativa de maior contato, segundo Rodrigues, é compartilhada também por outras organizações, como a Central de Movimentos Populares, o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), entre outros. Ele diz que a “conquista” dos movimentos populares e sua relação com o presidente estão “aquém” do esperado.

Ao mesmo tempo, Rodrigues diz que os ministros do 1º escalão de Lula são “muito solícitos ao MST”, mas não especificou a quais se referia. O coordenador do Movimento, contudo, acredita que Lula não deve “terceirizar” para os ministros essa relação e que o governo “tem que mudar” a abordagem em 2024.

“Nós não temos o que reclamar dos ministros. O nosso problema é uma reunião de comando político, quando junta mais de 1 ministro, com o presidente Lula, para tratar dos assuntos do país e da reforma agrária“, afirmou.


ELEIÇÕES  2024

A possível aproximação de Lula, segundo Rodrigues, também impactará no resultado das eleições municipais de 2024. Ele vê esse contato como “essencial”, uma vez que as organizações populares têm presença forte e organizada nos municípios.

“Isso quem comanda é o partido, não é necessariamente o governo. Mas eu imagino que o PT e o governo devem fazer a conta”, declarou.

O Partido dos Trabalhadores, apesar de ter conquistado a Presidência da República e ter uma das maiores bancadas no Congresso, vem perdendo espaço nas cidades a cada eleição. Em novembro, de olho no pleito, Lula já disse que quer viajar mais pelo Brasil e “visitar obras”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Primeira-dama na mira: Zambelli questiona legalidade de evento Janjapalooza
A deputada questiona o uso de recursos públicos em agendas de viés político-ideológico
"Não é um caso isolado", diz Moraes sobre explosão no STF
O ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (14), se pronunciou sobre os ataques na Praça dos Três Poderes
Governo de Brasília diz que homem com explosivos era lobo solitário
Governadora interina trata caso como suicídio; homem teria tentado subir rampa do Supremo antes de morrer por explosão
Explosões em Brasília: Bolsonaro lamenta ocorrido e diz que autor teria 'perturbações na saúde mental'
Na postagem, intitulada “pela pacificação”, o ex-presidente diz que lamenta e repudia qualquer ato de violência
Lula se encontra com PF e ministros do STF após explosões na Esplanada
Durante a reunião, Lula também conversou por telefone com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso
Autor das explosões em Brasília queria matar Moraes, diz ex-mulher
O criminoso, identificado como integrante de “grupos radicais”, está sendo investigado pela Polícia Federal, que apura seus possíveis vínculos com outras pessoas
Carregando..