O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou que um dos planos dos envolvidos no 8 de Janeiro era prendê-lo e enforcá-lo na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os atos completam 1 ano na segunda-feira (8).
Segundo Moraes, as investigações mostram que esse era 1 de 3 planos contra ele. O primeiro era sua prisão por meio das Forças Especiais do Exército. No outro, “se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia”, afirmou, dizendo que era planejado um homicídio. A declaração foi dada em entrevista ao Globo, publicada nesta quinta-feira (4).
O ministro afirmou que, “tirando exageros”, a existência de planos contra ele já era esperada. “Não poderia esperar de golpistas criminosos que não tivessem pretendendo algo nesse sentido”, disse o magistrado que, apesar das ameaças, não reforçou sua segurança.
Questionado sobre críticas em relação às prisões feitas em 8 de janeiro, ele minimizou: “Nunca vi preso achar que a sua prisão é justa”. Pessoas foram presas em flagrante no dia dos atos e no dia seguinte, em 9 de janeiro, por causa dos acampamentos em frente ao Quartel General do Exército em Brasília.
“Os presos são de classe média, principalmente do interior, e acham que a prisão é só para os pobres. A Justiça tem que ser igual para todos”, disse.
Outras críticas à atuação do Supremo no caso dizem respeito às penas dadas a réus do 8 de Janeiro. Os julgamentos começaram em setembro de 2023. O 1º deles condenou Aécio Lúcio Costa a 17 anos de prisão. A pena foi repetida para outros réus.
“Se as penas máximas fossem aplicadas em todos os 5 crimes, pegariam mais de 50 anos, mas pegaram 17 [no máximo]. Se não quisessem ser condenados, não praticassem nenhum crime”, afirmou na entrevista.
Moraes também afirmou que o que mais chamou sua atenção nos atos de 8 de Janeiro foi a “inação” da Polícia Militar. “Afirmo sem medo de errar: não precisaria de 100 homens do Batalhão de Choque para dispersar aquilo”, disse, em referência aos manifestantes que estavam na Esplanada.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...