Moraes diz que manifestantes do 8 de Janeiro queriam enforcá-lo

O governo Lula organiza uma cerimônia para relembrar 1 anos dos ataques aos prédios dos Três Poderes
Por: Brado Jornal 04.jan.2024 às 22h43
Moraes diz que manifestantes do 8 de Janeiro queriam enforcá-lo
Nelson Jr. / STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes afirmou que um dos planos dos envolvidos no 8 de Janeiro era prendê-lo e enforcá-lo na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os atos completam 1 ano na segunda-feira (8).

Segundo Moraes, as investigações mostram que esse era 1 de 3 planos contra ele. O primeiro era sua prisão por meio das Forças Especiais do Exército. No outro, “se livrariam do corpo no meio do caminho para Goiânia”, afirmou, dizendo que era planejado um homicídio. A declaração foi dada em entrevista ao Globo, publicada nesta quinta-feira (4).

O ministro afirmou que, “tirando exageros”, a existência de planos contra ele já era esperada. “Não poderia esperar de golpistas criminosos que não tivessem pretendendo algo nesse sentido”, disse o magistrado que, apesar das ameaças, não reforçou sua segurança.

Questionado sobre críticas em relação às prisões feitas em 8 de janeiro, ele minimizou: “Nunca vi preso achar que a sua prisão é justa”. Pessoas foram presas em flagrante no dia dos atos e no dia seguinte, em 9 de janeiro, por causa dos acampamentos em frente ao Quartel General do Exército em Brasília.

“Os presos são de classe média, principalmente do interior, e acham que a prisão é só para os pobres. A Justiça tem que ser igual para todos”, disse.

Outras críticas à atuação do Supremo no caso dizem respeito às penas dadas a réus do 8 de Janeiro. Os julgamentos começaram em setembro de 2023. O 1º deles condenou Aécio Lúcio Costa a 17 anos de prisão. A pena foi repetida para outros réus.

“Se as penas máximas fossem aplicadas em todos os 5 crimes, pegariam mais de 50 anos, mas pegaram 17  [no máximo]. Se não quisessem ser condenados, não praticassem nenhum crime”, afirmou na entrevista.

Moraes também afirmou que o que mais chamou sua atenção nos atos de 8 de Janeiro foi a “inação” da Polícia Militar. “Afirmo sem medo de errar: não precisaria de 100 homens do Batalhão de Choque para dispersar aquilo”, disse, em referência aos manifestantes que estavam na Esplanada.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Primeira-dama na mira: Zambelli questiona legalidade de evento Janjapalooza
A deputada questiona o uso de recursos públicos em agendas de viés político-ideológico
"Não é um caso isolado", diz Moraes sobre explosão no STF
O ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (14), se pronunciou sobre os ataques na Praça dos Três Poderes
Explosões em Brasília: Bolsonaro lamenta ocorrido e diz que autor teria 'perturbações na saúde mental'
Na postagem, intitulada “pela pacificação”, o ex-presidente diz que lamenta e repudia qualquer ato de violência
Lula se encontra com PF e ministros do STF após explosões na Esplanada
Durante a reunião, Lula também conversou por telefone com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso
Moraes condena ‘Banalização’ e classifica explosão como ‘ato terrorista’
Para o ministro, essa mesma “mediocridade” também contribui para normalizar o “contínuo” ataque às instituições.
Autor das explosões em Brasília queria matar Moraes, diz ex-mulher
O criminoso, identificado como integrante de “grupos radicais”, está sendo investigado pela Polícia Federal, que apura seus possíveis vínculos com outras pessoas
Carregando..