Congressistas pedem regulação das redes após morte de PC Siqueira

Youtuber foi encontrado sem vida no seu apartamento em São Paulo na 4ª feira (27.dez.2023)
Por: Brado Jornal 29.dez.2023 às 08h06
Congressistas pedem regulação das redes após morte de PC Siqueira

Os deputados federais André Janones (Avante-MG) e Jandira Feghali (PC do B-RJ) falaram da necessidade de aprovação do PL das fake news (2.630 de 2020) depois da morte de Paulo Cezar Goulart Siqueira, conhecido como PC Siqueira. O youtuber de 37 anos foi encontrado sem vida em seu apartamento em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, na quarta-feira (27).

Em publicação no X (antigo Twitter), Jandira declarou que as “fake news matam”. A congressista também lembrou a morte de Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, depois de páginas de entretenimento a citarem como suposto affair do humorista Whindersson Nunes. Disse que o influenciador é a 2ª vítima das redes em uma semana. “O que as big techs farão a respeito? Nada! Porque lucram com as mentiras e o ódio disseminados em rede”.

Já Janones, ao comentar o caso, disse ter sido alvo de fake news. Depois da declaração do deputado, internautas compartilharam print de uma postagem antiga dele defendendo que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devem morrer queimado. Janones afirma que a publicação é falsa, tendo sido comprovado por agências de checagem.

“Postar print falso que gera linchamento virtual e ameaças é prática de quem? Logo menos saberemos a identidade por trás do perfil Tumulto BR [que compartilhou os prints e] que está sendo acionado judicialmente. Mais uma vez fica clara a necessidade da aprovação do PL 2630 é desmascarada a hipocrisia da extrema direita”, disse.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou na 4ª feira (27.dez) que a aprovação do chamado PL das fake news é uma das prioridades do governo para 2024. Disse que o Executivo tem diálogo com o Congresso a respeito.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula se encontra com PF e ministros do STF após explosões na Esplanada
Durante a reunião, Lula também conversou por telefone com o presidente do STF, Luis Roberto Barroso
Primeira-dama na mira: Zambelli questiona legalidade de evento Janjapalooza
A deputada questiona o uso de recursos públicos em agendas de viés político-ideológico
Governo de Brasília diz que homem com explosivos era lobo solitário
Governadora interina trata caso como suicídio; homem teria tentado subir rampa do Supremo antes de morrer por explosão
"Não é um caso isolado", diz Moraes sobre explosão no STF
O ministro do STF Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (14), se pronunciou sobre os ataques na Praça dos Três Poderes
Autor das explosões em Brasília queria matar Moraes, diz ex-mulher
O criminoso, identificado como integrante de “grupos radicais”, está sendo investigado pela Polícia Federal, que apura seus possíveis vínculos com outras pessoas
Proprietário do carro que explodiu em Brasília havia anunciado atentado nas redes sociais
À Justiça Eleitoral em 2020, Luiz declarou possuir Ensino Médio incompleto, ser casado e ter R$ 263 mil em bens, incluindo quatro veículos e um prédio residencial em Rio do Sul.
Carregando..