A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira, 11, o Brasil para sediar a 30ª Conferência sobre Mudança do Clima (COP-30). O evento será realizado em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de setembro de 2025.
“A Amazônia nos mostra o caminho, com sua imensa biodiversidade e enorme território ameaçado pelas mudanças climáticas. Ela nos lembra o quanto as três Convenções do Rio estão entrelaçadas nos seus desafios, mas também nas soluções sinérgicas que abarcam. Realizar a COP-30 no seio da floresta é nos lembrarmos, com força, da responsabilidade de manter o planeta dentro da nossa missão”, disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A primeira COP organizada na região amazônica permitirá que delegações de todo o mundo venham conhecer a maior floresta tropical do planeta. Segundo o governo federal, as duas últimas edições da conferência movimentaram cerca de 25 mil pessoas, entre participantes e suporte técnico.
“Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito. Outra é discutir a Amazônia em Berlim. Outra é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. A questão indígena vendo os indígenas. A questão dos povos ribeirinhos vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem”, disse o presidente Lula (PT).
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...