O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai enviar o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, para participar do encontro entre os líderes da Venezuela e Guiana. A reunião, marcada para esta quinta-feira, 15, terá como foco o território de Essequibo.
A reunião vai ocorrer em São Vicente e Granadinas, país do Caribe, e vai contar com a presença do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e do presidente da Guiana, Irfaan Ali. A crise entre os dois países acendeu nos últimos dias, após o ditador venezuelano aprovar um referendo popular para anexar 70% do território vizinho.
O encontro será intermediado pela Comunidade dos Estados Latino-americanos e do Caribe (Celac) e pela Comunidade do Caribe (Caricom). No último sábado, 9, Lula conversou por telefone com Maduro.
Na ligação, segundo nota da Presidência da República, o presidente brasileiro expressou sua preocupação com a crise entre os dois países, e pediu para que o ditador da Venezuela não tome medidas unilaterais que visem escalar a tensão no continente.
Na quarta-feira, 6, o presidente da Guiana, Irfaan Ali, expressou sua esperança de que o Brasil assuma um papel de liderança na manutenção da paz na América do Sul.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...