A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (5) que a mina de exploração de sal-gema da Braskem em Maceió (AL) é um “empreendimento desastroso”.
As declarações foram dadas a jornalistas em Berlim, na Alemanha. Marina acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na visita ao país europeu.
Na conversa, a ministra também disse que os processos de licenciamento ambiental devem ser mais “rigorosos” para evitar “catástrofes” semelhantes a que está em curso em Maceió.
“O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama não devem facilitar nem dificultar, mas agir com todo o rigor exatamente para que esse tipo de coisa não aconteça em prejuízo do meio ambiente e da sociedade”, afirmou.
Segundo Marina, a flexibilização dos procedimentos resulta em problemas. “Aquilo que parece ser uma celeridade no começo depois vira um problema grave, que afeta sobretudo a população”, disse.
A ministra afirmou ainda que o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Ibama, atua “suplementarmente” no acompanhamento da crise. “Dispomos de 12 técnicos especializados em diferentes áreas, que ajudam no monitoramento”, disse.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...