O Projeto de Lei (PL) 1.435/23 obriga escolas e estabelecimentos voltados à recreação de crianças e adolescentes, bem como lanchonetes e restaurantes de todo o país, a afixarem cartazes que ensinem os frequentadores a empregarem a “Manobra de Heimlich”, utilizada para desobstruir vias respiratórias. O texto foi analisado pela Câmara Federal e aprovado na sessão desta segunda-feira (6), com a presença do autor da proposição, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA).
De acordo com o parlamentar, o engasgo é um incômodo que aparenta ser algo simples, entretanto que registra mais de três mil casos por ano no Brasil que geraram mortes de pessoas. “Mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria”, pontua Alden.
O político baiano ressalta ainda que o levantamento feito em março de 2023, pela Universidade Veiga de Almeida, a partir de dados do Ministério da Saúde, mostram que mortes por engasgo em crianças de até nove anos aumentam quase 40% nos últimos três anos.
“Hoje tive a felicidade de ver o meu projeto ser aprovado. Agradeço o voto favorável da Deputada Federal Detinha (PL-MA) que entendeu a importância desta proposição em sua relatoria! Esse foi o primeiro projeto de minha autoria aprovado em Plenário da Câmara Federal, mas tenham certeza que muitos outros projetos serão aprovados em prol do povo brasileiro”, comenta Alden.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...