O empresário Daniel Noboa de direita, foi eleito neste domingo (15) presidente da República do Equador, o candidato conservador derrotou a candidata da esquerda, Luisa González, que é ligada e foi apoiada pelo ex-presidente esquerdista, Rafael Correa.
Daniel Noboa de 35 anos se tornou o presidente mais jovem da história do Equador, o candidato surpreendeu ao contrariar as pesquisas que mostravam cenários de empate com leve vantagem para a candidata da esquerda, porém com mais de 97% dos votos apurados, as autoridades eleitorais confirmaram que Noboa foi eleito com 52,12%, em comparação com 47,88% de Luisa González.
A campanha eleitoral deste ano foi marcada pelo assassinato do candidato Fernando Villavicencio, jornalista investigativo morto com tiros na cabeça ao sair de um comício em Quito no início de julho, o jornalista foi o responsável por uma série de investigações que expuseram grandes escândalos de corrupção que levaram à condenação a oito anos de prisão, do ex-presidente exilado de esquerda Rafael Correa (2007-2017).
Rafael Correa é amigo do atual presidente Lula (PT), em julho de 2018, quando Justiça decretou sua prisão. Lula, que também cumpria pena em Curitiba, resolveu mandar uma mensagem de apoio ao colega no Twitter:
"Hoje fizemos história, as famílias equatorianas escolheram o Novo Equador, escolheram um país com segurança e emprego. Caminhamos para um país de realidades onde as promessas não ficam na campanha e a corrupção é punida. Obrigado Equador" 💪🏼
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...