O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou há pouco não ver “razão” para mexer na composição do STF.
Em entrevista coletiva, após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovar uma PEC que limita decisões monocráticas nos tribunais superiores, disse não considerar que esse seja o momento para mudanças sobre funcionamento do Judiciário e defendeu o trabalho da Corte.
“De modo que eu, honesta e sinceramente, considerando uma instituição que vem funcionando bem, eu não vejo muita razão para se procurar mexer na composição e no funcionamento do Supremo”, afirmou.
“Acho que o lugar em que se fazem os debates públicos das questões nacionais é o Congresso. E portanto, vejo com naturalidade que o debate esteja sendo feito. Mas nós participamos desse debate também. E pessoalmente, acho que o Supremo, que talvez seja uma das instituições que melhor serviu ao Brasil na preservação da democracia, não está em hora de ser mexido”, acrescentou.
Barroso também disse ter “a melhor relação possível” com o Congresso Nacional.
“Tenho a melhor relação possível com o presidente do Senado [Rodrigo Pacheco], que é uma figura fidalga, democrática, um advogado de sucesso servido ao país. Não temos nenhum tipo de problema. E da mesma forma com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Temos o melhor diálogo possível. A capacidade de dialogar não exige concordância, apenas o espírito de boa-fé e de boa vontade, e isso acho que todos nós temos”, concluiu.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...