O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta segunda-feira (25), que o presidente Lula está em fase de decisão sobre a escolha do próximo procurador-geral da República, que irá substituir Augusto Aras.
Padilha destacou que o presidente tem realizado diversas conversas com interlocutores para definir o nome.
O ministro ressaltou, em entrevista coletiva, a importância de o presidente ter tempo para tomar essa decisão, pois é necessário realizar a sabatina no Senado posteriormente. Além disso, ele mencionou que o Brasil já enfrentou situações de interinidade anteriormente.
“Eu defendi muito ao presidente que ele não tem que ter qualquer tipo de exigência em relação a esse calendário de definição desse nome. Ele tem o tempo dele para definir, o presidente gosta de entrevistar as pessoas, tem conversado muito com interlocutores sobre isso, está no seu processo de decisão. Sempre lembrando: não basta correr porque depois o Senado vai fazer a sabatina. Não é a primeira vez que o Brasil teve uma situação de interinidade”, disse Padilha.
Augusto Aras dedicou seus últimos dias de seu mandato como procurador-geral da República a defender sua trajetória à frente do cargo. Compartilhou com amigos uma lista de realizações na PGR e lançou um livro que destaca como sua gestão “salvou vidas” durante a pandemia. Em sua despedida no Supremo Tribunal Federal (STF), Aras afirmou ter sido alvo de “incompreensões e falsas narrativas”, revelando seu incômodo com as avaliações públicas sobre seu trabalho.
Aras recebeu críticas ao longo de sua gestão pela sua proximidade e alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente em relação à condução da crise da Covid-19 e também por arquivar processos da Lava Jato, bem como por sua ligação com políticos do Centrão.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...