Senado decreta estado de calamidade no Rio Grande do Sul

Projeto de decreto legislativo reconhece calamidade decretada por Eduardo Leite no estado, em razão do ciclone extratropical da semana passada
Por: Brado Jornal 12.set.2023 às 22h22
Senado decreta estado de calamidade no Rio Grande do Sul
Marcelo Caumors

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12) um projeto de decreto legislativo (PDL) que reconhece o estado de calamidade no estado do Rio Grande do Sul (foto).

A medida tem como objetivo suspender temporariamente as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal, facilitando a transferência e a aplicação de recursos para auxiliar nas ações de recuperação dos danos causados pelo ciclone extratropical que atingiu a região na semana passada, deixando pelo menos 47 mortos e mais de 20 mil desalojados em 98 municípios.

O PDL, apresentado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD), foi motivado por um apelo feito a ele pelo governador gaúcho, Eduardo Leite. Segundo Pacheco, o estado enfrenta uma “grande tragédia”, e é necessário agir com urgência para prestar apoio à população.

A medida agora segue para a Câmara antes de ser submetida à sanção presidencial. Caso seja aprovada, ficará em vigor até 31 de dezembro de 2024.

Leite já havia decretado calamidade pública no Rio Grande do Sul na última quarta (6) e classificou o cenário como “desolador” após sobrevoar as áreas mais afetadas. O reconhecimento do estado de calamidade pelo Senado é um passo importante para garantir recursos e agilizar a assistência às vítimas e a recuperação das regiões atingidas.

Mais cedo, como publicamos, Lula anunciou a liberação de R$ 1 bi em empréstimos do BNDES para as áreas afetadas no estado —o presidente, porém, não deve ir visitar a região. Nesta terça, o Inmet emitiu alerta vermelho para chuvas e ventos fortes em várias regiões do Rio Grande do Sul.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Filho é preso em flagrante pela morte da mãe na Barra da Tijuca
Segundo a Delegacia de Homicídios, a motivação do crime está sendo investigada. A Polícia Militar foi acionada pelos vizinhos
“Não vejo outro nome senão o de ACM Neto”, diz vereador de direita reeleito em Salvador com 15 mil votos sobre 2026
Ricardo Almeida (DC) concedeu uma entrevista ao Brado Jornal nesta segunda-feira (18)
Tiroteio em festa do tipo paredão em Porto Seguro deixa um morto e três feridos
Segundo a Polícia Civil da região, homens armados atiraram contra pessoas que estavam na festa
'Não temos que xingar ninguém', diz Lula após fala de Janja sobre Elon Musk
A primeira-dama disse durante apresentação: 'Fuck you, Elon Musk!'; O bilionário rebateu o comentário em sua rede social, o X.
Morre o fundador da Igreja Bola de Neve, apóstolo Rina
Ele sofreu um acidente de moto em São Paulo
Casa de autor de tentativa de atentado em Brasília é incendiada; PF investiga
Mulher foi retirada da residência por populares com queimaduras
Carregando..