O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve indicar ainda nesta semana o sucessor de Augusto Aras no cargo de procurador-geral da República.
O período de Augusto Aras à frente do Ministério Público Federal termina no dia 26 de setembro. O subprocurador a ser escolhido por Lula ficará na função por dois anos, podendo ser reconduzido ao cargo.
O indicado terá de ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ser aprovado pelo plenário principal da Casa, para assumir a função.
Embora o presidente esteja sendo pressionado a indicar mulheres para postos de chefia do Estado, são três homens que aparecem como mais cotados para comandar a Procuradoria-Geral da República:
A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR) chegou a montar uma lista tríplice para sugerir a Lula, encabeçada pela procuradora Luiza Frischeisen. Dos três mais cotados, apenas Bonsaglia estava nessa relação.
Entre outras atribuições, cabe ao procurador-geral pedir a abertura de inquéritos para investigar presidente da República, ministros, deputados e senadores. Ele também tem a prerrogativa de apresentar denúncias contra os detentores de foro privilegiado (veja aqui mais detalhes sobre o trabalho de um PGR).
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...