O deputado Dr. Luizinho (PP-RJ) foi escolhido nesta terça-feira (12) como o novo líder do PP na Câmara. Ele substituirá André Fufuca (MA), que deixará o cargo para assumir o Ministério dos Esportes do governo Lula (PT) nesta quarta (13). A escolha ocorre logo depois de a sigla ganhar vaga no primeiro escalão da gestão petista, registra O Globo.
Após negociações internas, o PP decidiu nomear um parlamentar com um perfil menos alinhado ao governo para ocupar a liderança do partido. Essa decisão teve influência direta do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI). Ambos desejavam que o líder não fosse diretamente associado ao Palácio do Planalto.
Dr. Luizinho estava licenciado para ocupar o cargo de secretário de Saúde do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), mas retornou à Câmara para assumir essa a liderança do PP.
Alas mais próximas a Lula dentro do PP tentaram emplacar outros nomes, como os dos deputados Mario Negromonte Jr (BA) e Mersinho Lucena (PB). No fim, devido à influência de Lira e Ciro na legenda, Dr. Luizinho foi escolhido por unanimidade.
Próximo ao presidente da Câmara e ao presidente do PP, Luizinho chegou a ter seu nome cogitado para assumir o Ministério da Saúde em 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro. O PP também tentou indicá-lo para ser ministro na gestão Lula, sem sucesso.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...