O presidente Lula deve anunciar nesta sexta-feira (18) a sua minirreforma ministerial, para contemplar enfim o PP e o Republicanos. O Republicanos deve ficar com o Ministério dos Portos ou com o dos Esportes, de Ana Moser. A preferência da sigla é pelo segundo.
Já o PP deve ficar com um ministério novo, o da Micro e Pequena Empresa. Essas mudanças na Esplanada foram tema de um encontro entre Lula e Arthur Lira (PP-AL), ontem à noite, na residência oficial da Câmara.
O gesto de Lula foi considerado, por líderes partidários, como um sinal de fraqueza do chefe do Poder Executivo. Normalmente, é o presidente da Câmara que se dirige à residência oficial da Presidência da República.
Desentendimentos
Nesta quinta, o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), ameaçou afastar o deputado André Fufuca (PP-RJ) de todas as decisões do partido caso ele venha a assumir um ministério na Esplanada. Tanto PP quanto Republicanos estão divididos entre defensores da adesão ao governo e a manutenção de posição oposicionista.
O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), disse recentemente que seu partido não tem “condições políticas de ser base” do governo Lula. Ainda assim, parlamentares dos dois partidos do Centrão vão se aproximando do Palácio do Planalto.
No fim da noite de ontem, Pereira desmentiu uma reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico: “Não estive com o atual presidente e também não houve qualquer oferta de ministério ao Republicanos”. “Nosso partido segue independente”, publicou em suas redes sociais.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...