Neste domingo 13, ocorreram as eleições primárias da Argentina, que definiram os candidatos à presidência para as eleições que serão realizadas em 22 de outubro de 2023, as primárias mostraram a força da direita e escancarou a crise da esquerda no país vizinho. Com mais de 90% das urnas apuradas, o economista Javier Milei venceu o pleito e mostrou sua força para daqui a dois meses, quando os argentinos de fato escolherão seu novo presidente. Autodefinido como “anarcocapitalista”, o outsider, candidato único do A Liberdade Avança, alcançou 30,26% dos votos. Chamado de Bolsonaro argentino, Milei recebeu apoio do ex-presidente brasileiro na véspera da votação. Em diversas oportunidades na campanha, criticou “socialismo” de Luiz Inácio Lula da Silva, o que indica estremecimento das relações entre os dois países caso o ultraliberal confirme o favoritismo adquirido nas prévias.
A segunda colocação ficou com a sigla Juntos pela Mudança (27,9% dos votos), também de direita, porém com posições mais moderadas do que as de Milei. Apoiada pelo ex-presidente Maurício Macri, Patricia Bullrich superou a disputa interna com Horacio Rodríguez Larreta, mais próximo ao centro. O desenho deste domingo mostra que a ex-ministra da Segurança Social será a principal adversária de Milei em outubro, mas neste domingo ela fez acenos ao ultraliberal. “Milei, como nós, não quer que o Estado seja uma caverna de La Cámpora”, disse ela, citando o movimento político argentino de caráter kirchnerista.
Derrotado, o partido de esquerda União pela Pátria, do presidente Alberto Fernández, chegou a 26,6%. Como já era esperado, o atual ministro da Economia, Sergio Massa, ficou à frente do líder sindical Juan Grabois. Agora ele junta os cacos e tenta se reorganizar para conseguir uma reviravolta nas eleições gerais.
Segundo as últimas pesquisas divulgadas nos principais jornais argentinos Milei estava em segundo e terceiro lugar, mas nenhum instituto misteriosamente conseguiu acertar o impressionante resultado do candidato de direita que venceu as primárias com uma votação expressiva.
Confira o vídeo que Jair Bolsonaro gravou em apoio ao Javier Milei:
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...