Tarcísio afirma que não vai ser candidato a presidente e que vai apoiar 'Quem Bolsonaro Quiser' em 2026

Governador de São Paulo ainda afirmou que pode se desfiliar do partido Republicanos caso a legenda decida entrar para a base no governo Lula
Por: Brado da Redação 10.ago.2023 às 12h29 - Atualizado: 11.ago.2023 às 06h25
Tarcísio afirma que não vai ser candidato a presidente e que vai apoiar 'Quem Bolsonaro Quiser' em 2026
Imagem: Tomzé Fonseca/Futura Press/Estadão Conteúdo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que não será candidato a presidente em 2026 e apoiará quem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escolher para o cargo. A declaração foi dada ao podcast Flow na noite de quarta-feira 9. Além disso, em entrevista, na tarde de quarta, o governador afirmou que poderá se desfiliar do Republicanos se a sigla entrar no governo Lula.

Sobre as eleições de 2026, Tarcísio afirmou que não será candidato e conjecturou a possibilidade de Bolsonaro reverter a inelegibilidade de oito anos decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho.

“Elegível ou não elegível, a gente não sabe o que vai acontecer depois, no futuro. Acho que quem vai ser o candidato da direita, quem vai substituir o Bolsonaro, é o candidato que ele apontar. Ou vai ser ele ou o candidato que ele apontar, e é com ele que eu vou”, declarou o governador. Afirmando estar “altamente realizado” com o governo de São Paulo, Tarcísio enfatizou que apoiará o indicado por Bolsonaro, que continua sendo o líder da direita no Brasil. “Eu não penso mesmo em ser presidente. Não preciso ser candidato à Presidência, não serei e vou apoiar quem o Bolsonaro apoiar”, afirmou. “Esse grupo político [direita] não perdeu o líder: o líder é o Bolsonaro. Ele formou esse grupo político. O cara teve 58 milhões de votos.”

Mais cedo, em entrevista à imprensa, ao deixar um evento no Palácio Bandeirantes, Tarcísio disse que poderá deixar o Republicanos, caso a legenda entre no governo Lula. O partido do governador paulista negocia ministérios com o governo petista.

“Eu sou contra. Para mim, eu não gostaria de ver o meu partido fazendo parte da base do governo”, afirmou. Questionado se poderia sair do partido caso isso aconteça, Tarcísio não descartou a possibilidade. “É uma coisa que eu vou avaliar com o partido.”

Antes aliado de Bolsonaro, o Republicanos está em negociações com o governo e já tem até um nome indicado para assumir um ministério: o deputado federal Silvio Costa Filho (PE). O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já chegou a dizer abertamente que Lula escolheu Silvio Costa Filho assim como André Fufuca (PP-MA) como integrantes da Esplanada, faltando definir apenas qual pasta eles ocuparão.

VEJA O VÍDEO



Fonte: revistaoeste



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
PT pede arquivamento do projeto que anistia condenados do 8 de janeiro
O requerimento argumenta que manter a tramitação do projeto é inoportuno e inconveniente para o processo democrático e a paz nacional
Agora: PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado
Policial federal diz que foi cooptado por integrante Abin em plano para matar autoridades
Agente preso durante Operação Contragolpe confessou repasse de informações sobre Lula
Mauro Cid será ouvido hoje por Moraes e pode voltar a ser preso
Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro está sob escrutínio da PF, será ouvido pessoalmente por Alexandre de Moraes nesta quinta-feira (21) e corre risco de ter anulados os benefícios de sua delação premiada
Urgente: PF vai incluir culpa de Bolsonaro em relatório de plano para matar Lula, diz CNN
Expectativa é que inquérito seja enviado ao STF ainda nesta quinta (21)
"Alckmin escapou de envenenamento", diz Lula em jantar com Xi Jinping
O jantar aconteceu no Palacio do Itamaraty e foi fechado à imprensa
Carregando..