A senadora Eliziane Gama (PSD) afirmou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9) que a prisão preventiva do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques mais cedo “constata” um acerto da CPMI do 8 de janeiro, da qual é relatora.
Vasques foi preso pela manhã na Operação Constituição Cidadã, da Polícia Federal. Ele é suspeito de interferência no segundo turno das eleições.
“A prisão do Silvinei é a constatação real de que a CPMI está adotando uma linha de investigação correta e em consonância com os fatos”, disse a senadora.
Gama ainda afirmou que a comissão não obteve acesso aos inquéritos da Polícia Federal, mas, mesmo assim, conseguiu desmentir Vasques em seu depoimento ao colegiado em junho.
“Quando Silvinei esteve aqui [na CPMI], ele mentiu de maneira descarada em várias linhas. Nós tivemos aliás vários pontos que nós conseguimos comprovar inclusive no momento da oitiva dele de que ele estava mentindo”, disse a senadora.
“Na sequência, encaminhamos uma representação junto ao Ministério Público Federal para que tomasse as devidas providências”, acrescentou.
A operação da Polícia Federal (PF) deflagrada nesta manhã, batizada de Constituição Cidadã, investiga interferência no segundo turno das últimas eleições. Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, e 47 agentes da PRF terão de prestar depoimento.
Dentre os crimes investigados, estão prevaricação, violência política e impedimento ou embaraço ao exercício do voto. Vasques estava no comando da PRF durante o segundo turno das eleições, quando a instituição deflagrou diversas operações em cidades do Nordeste, onde se concentravam eleitores de Lula.
“Os crimes apurados teriam sido planejados desde o início de outubro daquele ano, sendo que, no dia do segundo turno, foi realizado patrulhamento ostensivo e direcionado à região Nordeste do país”, diz a nota oficial da operação.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...