A presidente do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento, o chamado Banco do Brics), Dilma Rousseff, reúne-se nesta 4ª feira (26.jul.2023), às 11h30 (horário local), com o presidente russo, Vladimir Putin, na cidade de São Petersburgo, na Rússia. O encontro será depois do início das atividades da cúpula de líderes Rússia-África, que começa nesta 4ª feira no município russo.
Em nota divulgada nesta manhã, a assessoria de Dilma ressaltou que o NDB “não está considerando novos projetos na Rússia e opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais. Quaisquer especulações sobre tal assunto são infundadas”.
A expectativa é que o encontro entre Putin e os governantes africanos resulte na assinatura de acordos intergovernamentais nas áreas comercial, econômica, científica e humanitária, disse o Kremlin em comunicado divulgado na 3ª feira (25.jul). Também discutirão a guerra na Ucrânia e a Iniciativa de Paz Africana, lançada em São Petersburgo em junho.
Em maio deste ano, a ex-presidente brasileira, já na função de líder do NBD, se reuniu com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, em Xangai. No encontro, Dilma ressaltou que o banco do Brics “cumprirá suas obrigações perante todos os membros fundadores, incluindo a Rússia”, ajudando o país a “atrair empréstimos nos mercados de capitais”.
Dilma também tem um encontro marcado com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com quem vai discutir a próxima Cúpula dos Brics, que será realizada no país africano, a expansão dos integrantes do NDB e outros assuntos.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...