Deputado Leandro de Jesus cobra posição do governo sobre má gestão e crise do Planserv

Conforme recomendação e posterior ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, a companhia não poderia participar do pregão do qual saiu vencedora em 2022
Por: Brado Jornal 25.jul.2023 às 17h27
Deputado Leandro de Jesus cobra posição do governo sobre má gestão e crise do Planserv

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) questionou nesta terça-feira (25) o governo sobre a alarmante crise no Planserv e o porquê de se manter no apoio à gestão do plano de saúde de mais de 500 mil servidores públicos e dependentes a empresa Maida Haptech Soluções Inteligentes Ltda, do Grupo Hapvida. Conforme recomendação e posterior ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, a companhia não poderia participar do pregão do qual saiu vencedora em 2022.

"Vemos um plano de saúde que sequer garante atendimento de emergência aos seus beneficiários. Nesta semana, vimos notícias de que pacientes do plano não conseguiram atendimento no Hospital da Bahia, no Santa Izabel e no Hospital Português. Precisavam de atendimento de emergência e não conseguiram”, reclamou o parlamentar, ressaltando que, além de todo este caos, o governo contratou uma empresa para trabalhar na gestão do Planserv ao arrepio da lei. “Não faltou alerta do Ministério Público!”

De acordo com a Ação Civil Pública do MP/BA, em tramitação na Justiça, a Maida não poderia participar do pregão por integrar grupo de "pessoas jurídicas que possuam credenciamento junto ao Planserv, ainda que dentro do seu grupo econômico, em razão do princípio da segregação das funções". Na época em que foi realizada a concorrência pública, o grupo econômico do Hapvida possuía credenciamento junto ao Planserv, mas, ainda assim, participou e saiu vencedor.

"Por que o governo, mesmo com todas as irregularidades apontadas pelo Ministério Público decidiu manter a Maida como gestora do Planserv? Será que há algum interesse por trás além da gestão? Está já evidenciado que essa empresa não tem qualificação para gerir um plano que atende mais de 500 mil vidas", disse o parlamentar.

Na operação da Maida, há ausência de coleta de biometria digital, o que representa risco de dano ao erário, e ausência de gestão de teto orçamentário, com claro risco de fraudes na assistência. Há também reclamações de usuários sobre a redução da qualidade da assistência prestada aos beneficiários. "Há fortes indícios de má gestão que podem também indicar desvio de finalidade. O governo precisa esclarecer isso", cobrou Leandro de Jesus.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Cid sabia do plano para matar Lula, diz site
Segundo a CNN, o ex-tenente-coronel participou de reuniões em que militares planejavam as execuções do petista
Plano para matar Lula e Alckmin foi discutido na casa de Braga Netto
Encontro, ocorrido em 12 de novembro de 2022, foi confirmado por Mauro Cid
Militares usaram carro do Exército para monitorar Moraes, diz PF
O ministro, com pedido da PF e da PGR, determinou que o Exército informe o itinerário dos carros usados no suposto atentado no final de 2022
Militares que planejaram morte de Lula e Moraes cogitaram usar veneno e explosivos
O documento cita, por exemplo, que os participantes do plano começaram a monitorar o deslocamento de autoridades ainda em novembro de 2022, antes da posse de Lula
PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula, Alckmin e Moraes após a eleição de 2022
Um dos presos trabalhou na Presidência da República até 2022
Empresa de Felipe Neto recebeu isenção de R$ 14,3 milhões do governo
Os dados foram divulgados pelo governo no momento em que o Planalto discute um pacote de corte de gastos
Carregando..