Justiça Eleitoral do Paraná mantém ação que pode levar à cassação de Moro

TRE também determinou a reunião da ação da coligação do PT com a do PL
Por: Brado Jornal 14.jun.2023 às 13h18
Justiça Eleitoral do Paraná mantém ação que pode levar à cassação de Moro
Marcos Oliveira

O desembargador Mário Helton Jorge, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), rejeitou um pedido do senador Sergio Moro (União-PR) para trancar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), que pode, se julgada procedente, levar à cassação de seu mandato.

A Aije foi protocolada pela coligação formada pelo PT, PV e PCdoB e acusa Moro de desequilíbrio eleitoral ao concorrer ao Senado pelo União Brasil depois de ter se lançado como pré-candidato à Presidência pelo Podemos. Os partidos também afirmam que o ex-juiz praticou abuso de poder econômico, caixa dois, uso indevido dos meios de comunicação e irregularidades em contratos.

A defesa do senador tinha pedido o trancamento do processo, por falta de provas. Mas, para o desembargador, para o prosseguimento do Aije não é preciso que sejam apresentadas “provas cabais da conduta imputada ao investigado, desde que os fatos narrados se enquadrem, em tese, em alguma das modalidades de abuso de poder e, ainda, que haja indícios suficientes da ocorrência dos fatos”.

Moro nega qualquer irregularidade na campanha, afirma que não há provas do suposto desequilíbrio eleitoral e que a fundamentação dos partidos de esquerda é genérica.

A defesa do senador também pediu que os presidentes do União Brasil, Luciano Bivar, e do Podemos, Renata Abreu, fossem incluídos na demanda, já que atendeu a determinações deles durante a pré-campanha e a campanha. O pedido foi negado, porque, de acordo com o desembargador, o TRE-PR não tem jurisdição sobre políticos de outros Estados. Bivar elegeu-se deputado por Pernambuco e Renata, por São Paulo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Com corte de gastos, Educação perde mais de R$ 42 bilhões até 2030
Medida pode afetar expansão do ensino integral e depende de aprovação no Congresso
Ronaldo Caiado dá a Flávio Dino título de cidadão goiano
Ministro do Supremo Tribunal Federal recebeu a a concessão da cidadania goiana
Defesa da Família Mantovani solicita retratação para encerrar processo no STF
Família é acusada de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma, em julho de 2023; decisão sobre o pedido ficará a cargo do ministro Dias Toffoli
Alckmin defende punição aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Líderes políticos participam de ato virtual contra a anistia e em defesa do estado democrático de direito
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
Carregando..