PL libera voto de senadores para sabatina de Zanin

O partido de Valdemar Costa Neto não deve se opor à indicação do advogado para o STF
Por: Brado Jornal 09.jun.2023 às 15h45
PL libera voto de senadores para sabatina de Zanin

O Partido Liberal (PL) não deverá se opor à indicação de Cristiano Zanin, advogado pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a cúpula da legenda decidiu liberar a bancada no Senado para a votação que apreciará a escolha de Lula.

Na última semana, Zanin realizou uma série de encontros para arrematar apoios que superem o mínimo de 41 votos necessários para ser aprovado na sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Com a decisão da cúpula do partido, os 11 senadores da sigla poderão votar tanto a favor quanto contra o advogado sem risco de penalidades.


A fatura de Alcolumbre

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) esteve na semana passada no Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo colaboradores do presidente, Lula e Alcolumbre conversaram sobre o ambiente que o novo indicado para o STF encontrará na sabatina da CCJ. A informação foi publicada na quarta-feira 7, pelo jornal Folha de S.Paulo.

Em 31 de maio, Lula informou a senadores sua decisão de indicar Zanin para a vaga de Ricardo Lewandowski na Corte. O encontro entre Lula e Alcolumbre ocorreu no dia seguinte à indicação. O senador é presidente da CCJ.

Em 2021, Alcolumbre fez diferente. Com Jair Bolsonaro, o presidente da CCJ segurou a sessão para sabatinar o ministro André Mendonça por cinco meses.


Pedidos de cargos

Ainda conforme o jornal, antes do encontro com o presidente, Alcolumbre apresentou ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, uma lista de nomeações que reivindica no Amapá.

O senador tem interesse em cargos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, no Banco da Amazônia, na Superintendência da Zona Franca de Manaus e na Secretaria do Patrimônio da União. Ele também defendeu a permanência de um afilhado na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba e pediu uma diretoria da Caixa Econômica Federal.


Alcolumbre nega

A assessoria do senador negou que ele tenha negociado as indicações para sabatinar Zanin. O senador tem afirmado que o advogado não deve enfrentar dificuldades para ser aprovado e que pretende acelerar a sabatina.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia
"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
Alckmin defende punição aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Líderes políticos participam de ato virtual contra a anistia e em defesa do estado democrático de direito
Ronaldo Caiado dá a Flávio Dino título de cidadão goiano
Ministro do Supremo Tribunal Federal recebeu a a concessão da cidadania goiana
Carregando..