Rui Costa diz que “não foi feliz” ao falar de Brasília

Em 2 de junho, ministro afirmou que a localização da capital distancia os congressistas da população e foi criticado
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 18h55
Rui Costa diz que “não foi feliz” ao falar de Brasília
Sérgio Lima/Poder360 10.mar.2023

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), fez uma série de publicações em seu perfil no Twitter nesta 4ª feira (7.jun.2023) em que responde críticas a sua fala sobre Brasília. Ele diz que “não foi feliz” nas palavras, o que permitiu que sua declaração fosse interpretada como um ataque à cidade ou ao seu povo. Na 6ª feira (2.jun), Rui Costa afirmou que a localização da capital federal distancia os congressistas da população.


Em um dos tweets, o ministro declarou: “Quero deixar absolutamente claro que meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país.” 

“Brasília é formada por uma gente corajosa e trabalhadora, que labuta todos os dias, com muito esforço e dignidade, por uma vida melhor. Tenho a convicção de que nada supera o trabalho”, acrescentou o ministro.

ENTENDA O CASO

Durante evento em Itaberaba (BA), Rui Costa chamou a capital brasileira de “ilha da fantasia”. Disse que a localização de Brasília “fez muito mal ao Brasil” por afastar os congressistas da “vida das pessoas”. Afirmou ainda que a capital federal deveria ter ficado no Rio de Janeiro ou ter ido para Bahia, Estado que governou de 2015 a 2022.


“Quem fosse entrar num prédio [de Brasília], ou na Câmara dos Deputados, ou Senado, teria que passar, antes de chegar no seu local de trabalho, em uma favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, disse o ministro.


No domingo (4.jun), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), chamou o ministro de “idiota completo” pela declaração. “Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”, declarou o emedebista em entrevista ao jornal Correio Braziliense. Disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nunca demonstrou pensar como o ministro.


Ainda no domingo, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal publicou nota de repúdio, na qual defende que a fala de Rui “ofende” os antepassados de Brasília e que o ministro da Casa Civil deveria ter “noção de responsabilidade” em razão do cargo que ocupa. 


Alguns deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal chegaram a enviar um ofício a Lula pedindo a demissão de Rui. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
Ronaldo Caiado dá a Flávio Dino título de cidadão goiano
Ministro do Supremo Tribunal Federal recebeu a a concessão da cidadania goiana
Chuvas Salvador: corpo de jovem que morreu soterrado foi sepultado
Padrasto de Gerson Alexandrino Santos Júnior detalhou fuga desesperadora
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia
"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Alckmin defende punição aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Líderes políticos participam de ato virtual contra a anistia e em defesa do estado democrático de direito
Carregando..