Governo Lula vive pior momento da relação com Congresso, segundo pesquisa

Dificuldade do governo envolvendo votação da MP dos Ministérios na Câmara reforça cenário
Por: Brado Jornal 07.jun.2023 às 15h54
Governo Lula vive pior momento da relação com Congresso, segundo pesquisa

A 45ª edição do Barômetro do Poder, divulgada neste mês pelo InfoMoney, indica que Lula (PT, foto) enfrenta o pior momento da relação com o Congresso desde que retornou ao Palácio do Planalto para seu terceiro mandato. O levantamento, feito entre 30 de maio e 1º de junho, aponta que, dividindo os 513 assentos da Câmara dos Deputados em três grandes grupos (alinhados com o governo, de oposição e incertos), a média das respostas dos analistas consultados para o tamanho da base aliada de Lula seria de 190 deputados federais.

O número corresponde a 37% da Casa e seria suficiente somente para blindar o petista de processos de impeachment, mas reforça que o Planalto terá dificuldade em aprovar projetos. Trata-se do menor patamar já registrado na atual administração e uma queda de 36 parlamentares em comparação com os números da última pesquisa, que saiu no mês anterior. As estimativas tiveram grande variação, sendo 118 assentos a resposta mais baixa e 280 a mais alta. A mediana das projeções, por sua vez, ficou em 197. O cenário ficou claro na votação da MP dos Ministérios na Câmara. O texto foi aprovado com dificuldade na semana passada, o que gerou uma nova onda de críticas sobre a articulação política do governo Lula e um desgaste com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP).

No Senado, por outro lado, a avaliação dos analistas políticos é de um ambiente mais favorável para o petista. De abril para cá, a média das estimativas para a base aliada na casa legislativa oscilaram de 38 para 37 assentos. O movimento também foi visto nas projeções para a oposição, que foi de 25 para 24. Já os incertos avançaram de 18 para 20. No caso do primeiro grupo, as respostas flutuaram de 22 a 50, com uma mediana de 38 senadores. Já para os opositores, a variação foi de 19 assentos (11 a 30), e para os incertos, de 21 (de 8 a 29). As medianas nesses dois últimos casos foram de 25 e 21, respectivamente.

Participaram desta edição do Barômetro do Poder Antonio Lavareda (Ipespe), Carlos Melo (Insper), Control Risks, Dharma Political Risk & Strategy, Empower Consultoria, Medley Global Advisors, Patri Políticas Públicas, Ponteio Política, Prospectiva Consultoria, Pulso Público, Tendências Consultoria Integrada, Thomas Traumann e XP Política.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Alckmin defende punição aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Líderes políticos participam de ato virtual contra a anistia e em defesa do estado democrático de direito
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia
"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
Ronaldo Caiado dá a Flávio Dino título de cidadão goiano
Ministro do Supremo Tribunal Federal recebeu a a concessão da cidadania goiana
Carregando..