Dallagnol recorre ao STF contra cassação de mandato

Deputado foi cassado em decisão unânime no mês passado
Por: Brado Jornal 02.jun.2023 às 19h19
Dallagnol recorre ao STF contra cassação de mandato
Albari Rocha

O deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) recorreu, nesta sexta-feira, 2, ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No mês passado, a Justiça Eleitoral cassou o mandato dele com base na Lei da Ficha Limpa.

O TSE indeferiu, por unanimidade, o registro de candidatura do ex-procurador da Lava Jato. A justificativa dada foi uma suposta premeditação na saída de Dallagnol das funções da procuradoria para não se tornar alvo de representações no Conselho Federal do Ministério Público — que poderia torná-lo inelegível por oito anos.

De acordo com a defesa, nenhuma das 15 representações contra Dallagnol se tornaram processos disciplinares. 

No documento enviado à Suprema Corte, a defesa pede que seja aceita uma decisão liminar para suspender os efeitos da cassação, até que se julgue o mérito do caso. Neste caso, Deltan Dallagnol poderia assegurar a permanência dele como deputado. A liminar, no entanto, precisaria passar pelo plenário do STF para ter validade aceita ou não.

Os advogados sustentam que Dallagnol “colecionou inimizades”. De acordo com a defesa dele, isso ocorreu pelo histórico de combate à corrupção durante o período em que esteve à frente da Lava Jato.

“Ex-procurador chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato e com atuação baseada no combate à corrupção, o requerente [Dallagnol] colecionou uma série de inimizades ao longo de sua carreira”, afirmou a defesa. “Por outro lado, foi justamente por essa atuação que ele conquistou 344.917 votos nas eleições gerais de 2022, sendo o deputado federal mais votado do Paraná”, concluiu.


Dallagnol presta depoimento à Polícia Federal

Deltan Dallagnol presta depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 2. Segundo o ex-parlamentar, ele não sabe o motivo da oitiva. O depoimento acontece por videochamada.

A oitiva foi um pedido do STF à Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores da PF. Dallagnol foi intimado na terça-feira 30.

Conforme noticiou a imprensa, algumas declarações do ex-procurador da Lava Jato sobre o TSE são o motivo do depoimento. Na ocasião, Dallagnol concedeu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que foi publicada sete dias depois de a Corte ter cassado o seu mandato.

O parlamentar disse que o ministro Benedito Gonçalves, relator do processo, teria sido favorável à cassação para “fortalecer a sua candidatura ao Supremo”. Além disso, ele alegou que os ministros do TSE teriam combinado a decisão previamente.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
Defesa da Família Mantovani solicita retratação para encerrar processo no STF
Família é acusada de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma, em julho de 2023; decisão sobre o pedido ficará a cargo do ministro Dias Toffoli
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia
"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Ronaldo Caiado dá a Flávio Dino título de cidadão goiano
Ministro do Supremo Tribunal Federal recebeu a a concessão da cidadania goiana
Pai, mãe e filha são encontrados mortos dentro de casa em Feira de Santana
Vítimas foram identificados como André Luis Passos de Lacerda, de 66 anos, Renaildes de Oliveira Lacerda, de 68, e Tábata de Oliveira Lacerda, de 35
Carregando..