O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deixou claro a interlocutores que está irritado com a postura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme reportagem do jornal Valor Econômico, Lira disse que o sistema de negociação política com ministros de Lula “simplesmente não existe”, em especial Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).
Agora que o novo marco fiscal proposto pelo governo federal foi aprovado, Lira avisou que a única pauta a que irá se dedicar na Casa Legislativa é a reforma tributária. “Matéria de país eu tenho dever institucional de tocar, mas matéria de governo quem tem que cuidar é o líder do governo”, afirmou o presidente da Câmara a três governistas.
Ainda conforme a reportagem, o incômodo na Câmara é generalizado, porque o acordo fechado para a aprovar a proposta de emenda constitucional da gastança, em dezembro, não foi integralmente cumprido e apenas parte das verbas das emendas de relator foi repassada para as bases eleitorais dos congressistas e outra parte está travada no Executivo.
Lira comentou em um almoço com outros deputados que, a partir da aprovação do arcabouço, a pressão “deve ficar nas costas do governo”. “Não posso ficar na frente de 100% da insatisfação dos deputados e assumir essa responsabilidade, porque daqui a pouco eles vão estar insatisfeitos é comigo”, justificou, segundo o jornal.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...