CPI do MST: Capitão Alden integra comitiva em visita a São Paulo

Deputado esteve acompanhado do presidente, relator e demais membros da Comissão
Por: Brado Jornal 29.mai.2023 às 17h50
CPI do MST: Capitão Alden integra comitiva em visita a São Paulo

A CPI do MST ganha mais um capítulo, nesta segunda-feira (29), quando o presidente da Comissão, o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS); o relator da Comissão, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP); e uma comitiva composta por outros parlamentares titulares da CPI do MST foram em diligência ao interior de São Paulo. Único representante baiano no grupo, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) fez questão de acompanhar os trabalhos, pois entende que o tema necessita da participação de todos os envolvidos nas investigações.     


Durante as ações desenvolvidas nesta primeira atividade a campo, os políticos tiveram uma reunião com o delegado do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter), em Presidente Prudente, interior paulista. Na oportunidade o titular da Polícia Civil passou informações atualizadas sobre as ocorrências envolvendo invasões de terras e os presentes pontuaram como estas informações poderão contribuir com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). 


Além disso, os deputados foram em um assentamento do MST para checar as condições do local e identificar mais informações que possam compor a série de dados para o decorrer das investigações. 


“Hoje tivemos uma ação muito produtiva em Presidente Prudente, o que demonstra o empenho dos envolvidos nesta CPI do MST para apresentar para sociedade brasileira as devidas respostas”, afirma Alden. 


Postura atuante - Mesmo antes de ser incluído como membro titular da CPI do MST, o deputado federal Capitão Alden já vinha com postura atuante contra as invasões de terra. Com a linha do tempo abaixo é possível identificar suas ações sobre o tema:


◾05/04 Encontro com 200 produtores rurais - participação remotamente de uma reunião com mais de 200 produtores rurais de Teixeira de Freitas, Sul e Extremo Sul da Bahia. 


◾03/04 Reunião na PF - Na Polícia Federal (PF), o parlamentar levou demandas relacionadas à instituição, e sobre as invasões de terras produtivas que estão ocorrendo na Bahia, especialmente, na região do Extremo Sul da Bahia: Prado, Itamaraju, Eunápolis, Porto Seguro. Na ocasião houve a solicitação de apoio da Polícia Federal na apuração da situação relacionada aos falsos índios, bem como que fossem tomadas providências quanto às ameaças feitas ao Cacique Baia da Aldeia Águas Belas. 


◾31/03 Reunião na SSP - O deputado federal Capitão Alden levou ao conhecimento do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a situação que ele acompanhou no interior da Bahia vivenciada tanto pelos verdadeiros indígenas quanto por proprietários rurais. O político cobrou maior atuação da SSP, e pediu atenção especial aos indígenas legítimos que estão desamparados em virtude da atuação dos “falsos índios” que invadem terras. 


◾25/03 Reunião em Itamaraju - Com o intuito de aumentar seu conjunto de informações sobre a situação vivenciada por produtores rurais que tiveram suas terras invadidas, o bolsonarista Capitão Alden participou de reunião no município de Itamaraju para entender melhor a proporção dos últimos acontecimentos na região.  


◾14/03 Frente Parlamentar do Agro - Reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária, que contou com a participação do deputado federal Capitão Alden que é membro titular. Na oportunidade os temas em destaque foram as invasões do MST a áreas na Bahia e os impactos da Reforma Tributária no setor.


◾10/03 participação do AgroRosario - No Oeste baiano, o Capitão Alden fez questão de cumprir agenda oficial de seu mandato de deputado federal em uma das maiores feiras do segmento Agro da Bahia. Na ocasião houve a interação com produtores rurais e lideranças locais. 


◾07/03 Assinatura na CPI do MST na Câmara - Nesta data houve a assinatura do deputado federal Capitão Alden na relação de parlamentares federais para a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Federal para apurar as atrocidades cometidas pelo MST. 


◾02/03 protocolado o PL 832/2023 - O Capitão Alden foi auto Projeto de Lei (PL) que caracteriza como ato de terrorismo a invasão armada de terras particulares, terrenos, lotes, casa ou imóvel rural. O PL é inédito no Brasil e será essencial para coibir eventuais novas invasões. 


◾15/02 Reunião no Gabinete em Brasília - Uma comitiva composta de produtores rurais e lideranças da cidade de Itamaraju, no início de fevereiro foi ao Gabinete em Brasília do deputado federal Capitão Alden para tratar de assuntos referentes à situação do agro na região.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
MPT apura denúncias de agressão e investiga condições de trabalho na BYD de Camaçari
Quase 500 funcionários estariam em condições degradantes na construção da 1ª fábrica de carros elétricos do Brasil
Alckmin defende punição aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Líderes políticos participam de ato virtual contra a anistia e em defesa do estado democrático de direito
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia
"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Com corte de gastos, Educação perde mais de R$ 42 bilhões até 2030
Medida pode afetar expansão do ensino integral e depende de aprovação no Congresso
Defesa da Família Mantovani solicita retratação para encerrar processo no STF
Família é acusada de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma, em julho de 2023; decisão sobre o pedido ficará a cargo do ministro Dias Toffoli
Carregando..