STF elege Gilmar Mendes para ministro substituto do TSE

Em votação secreta, ele conseguiu nove dos dez votos
Por: Brado Jornal 26.mai.2023 às 19h44
STF elege Gilmar Mendes para ministro substituto do TSE
Foto: Carlos Alves Moura/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro Gilmar Mendes para ocupar uma vaga de substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gilmar foi eleito em votação secreta eletrônica realizada na quinta-feira 25. Ele obteve nove votos e o ministro Luiz Fux, um.

A vaga era ocupada por Nunes Marques, que assumiu a vaga de titular na Corte eleitoral. O TSE também elegeu e empossou Cármen Lúcia como vice-presidente. A ministra assumirá a presidência do TSE em junho de 2024, quando Moraes deixará a Corte. Caberá a Cármen Lúcia comandar as próximas eleições municipais.

O TSE vai empossar na próxima terça-feira 30 os advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como ministros titulares da Corte. As duas vagas na Corte eleitoral foram abertas com a saída dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. O TSE é composto de três ministros do STF, dois do STJ e dois advogados.

A definição da composição do TSE ganhou importância porque será com essa nova configuração que a Corte deverá julgar uma das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que poderá deixá-lo inelegível por oito anos. O processo trata da reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Gilmar Mendes poderá participar desse julgamento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia
"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
Alckmin defende punição aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Líderes políticos participam de ato virtual contra a anistia e em defesa do estado democrático de direito
Defesa da Família Mantovani solicita retratação para encerrar processo no STF
Família é acusada de hostilizar o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma, em julho de 2023; decisão sobre o pedido ficará a cargo do ministro Dias Toffoli
Carregando..