Gabriela Hardt pede para deixar a Lava Jato

Hardt vem conduzindo os processos derivados da operação desde a última terça (23)
Por: Brado Jornal 26.mai.2023 às 15h41
Gabriela Hardt pede para deixar a Lava Jato

A juíza substituta Gabriela Hardt, que assumiu os processos da Lava Jato após o afastamento do juiz Eduardo Appio, pediu remoção do cargo para participar de um concurso interno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Hardt vem conduzindo os processos derivados da operação desde a última terça (23), e também já julgou casos anteriores logo após a saída de Sérgio Moro da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ela foi a responsável pela condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no inquérito que apurou o pagamento de propina por meio da reforma de um sítio em Atibaia (SP).

Em nota divulgada a um site nesta sexta (26), o TRF4 disse que a remoção de Hardt está em andamento no concurso para assumir outra vara em um dos estados abrangidos pelo tribunal. A juíza tem até o dia 29 para decidir se mantém ou não o pedido de transferência.

“A Drª Gabriela Hardt manifestou interesse em concorrer à remoção, assim como diversos outros magistrados. Porém, não há como ter uma definição, neste momento, de que a magistrada vai conseguir se remover da 13ª Vara Federal de Curitiba, até mesmo porque pode haver desistência por parte dela”, disse o tribunal.

Ainda segundo o TRF4, após o encerramento dos prazos, o processo é instruído e levado a julgamento pelo Conselho de Administração da Corte. Somente após julgado o feito pelo colegiado é que a eventual remoção será confirmada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na tarde desta sexta (26), que a Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que a Conferência do Clima de 2025 será realizada em Belém, capital do Pará. A candidatura da cidade para sediar a COP30 havia sido formalizada em janeiro.

Lula anunciou a confirmação em um vídeo publicado nas redes sociais junto do ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e do governador paraense, Helder Barbalho (MDB-PA). A decisão da ONU, segundo Vieira, foi dada no dia 18 de maio e divulgada agora.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Estratégia? Bolsonaro propõe acordo com STF e Lula por anistia
"Se houvesse uma palavra do Lula ou do Moraes sobre anistia, tudo estaria resolvido"
Alckmin defende punição aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Líderes políticos participam de ato virtual contra a anistia e em defesa do estado democrático de direito
Toffoli sinaliza que pode derrubar regra do Marco Civil da Internet
Na primeira parte de seu voto, o ministro Dias Toffoli afirmou que a evolução da internet desde a edição da lei requer a atualização das regras
Carregando..