Prefeitura institui comitê para estimular ambientes de negócios em Salvador

O decreto foi assinado pelo prefeito Bruno Reis
Por: Brado Jornal 19.mai.2023 às 14h15
Prefeitura institui comitê para estimular ambientes de negócios em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Para aperfeiçoar o ambiente de negócios na capital baiana, a Prefeitura criou um comitê que discutirá medidas de estímulo à desburocratização de processos para abertura de empresas e desenvolvimento econômico na cidade. O decreto instituindo o grupo de trabalho, formado por representantes de sete órgãos municipais da administração e o Sebrae-BA, foi assinado pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (19), durante um workshop no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no Centro.

 

“O melhor programa social de qualquer governo é o crescimento econômico, a geração de oportunidades, de emprego e renda. Só assim vamos diminuir as desigualdades. A todas as equipes que vão compor esse comitê, peço para fazermos um pacto para o desenvolvimento econômico de nossa cidade “, disse Bruno Reis, reforçando os avanços alcançados nos últimos dez anos.

 

O chefe do Executivo municipal explicou que, antes de 2013, Salvador tinha um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) defasado e não possuía segurança jurídica para empresas e empreendedores que quisessem investir. “Para licenciar empreendimentos e para aprovar projetos, a relação com o poder público era a mais esdrúxula possível. Nós acabamos com isso. Hoje, qualquer grande empreendimento que venha se instalar na cidade tem contrapartidas claras e objetivas. Hoje, quem quer investir em Salvador sabe que vai ter uma relação no mais alto nível com o poder público”, comparou.

 

Estímulos – Reis ainda esclareceu que o município lançou um conjunto de estímulos fiscais para diversas áreas, tais como os programas de Incentivo à Restauração e Recuperação de Imóveis do Centro Antigo de Salvador (Revitalizar), de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (Pidi), além de redução de impostos para empresas do setor de tecnologia. 

 

“Estamos num momento de retomada econômica e com uma demanda reprimida grande para licenciar empreendimentos após dois anos de pandemia. É por isso que temos que simplificar os processos, desburocratizando-os e sendo mais ágeis”, avaliou o prefeito, citando exemplos da construção de duas grandes lojas comerciais na cidade: a segunda unidade da Ferreira Costa, nos Barris, e a chegada da Leroy Merlin, no Horto Bela Vista.

 

“Fizemos um esforço grande para licenciar esses empreendimentos porque sabemos que eles geram empregos diretos. Tivemos muitas conquistas nesses últimos anos. Aderimos à Redesim (sistema que uniformiza processos de registros de novos negócios). Há empresas abertas em seis horas, mas ainda podemos mais”, concluiu o prefeito.

 

Funcionamento – O Comitê Municipal de Desburocratização para o Desenvolvimento Econômico de Salvador será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) com participações das secretarias da Fazenda (Sefaz), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Gestão (Semge), Inovação e Tecnologia (Semit), Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), além da Procuradoria-Geral do Município (PGMS) e do Sebrae.

 

“A criação do comitê é um importante marco na história de Salvador. Desde o início da gestão, temos buscado a integração de órgãos para o bem comum da cidade, com a contribuição de parceiros externos. O grupo irá contribuir para que a capital baiana cada vez mais fomente o empreendedorismo e atraia investimentos, estabelecendo as condições adequadas para o crescimento econômico”, comemorou a titular da Semdec, Mila Paes.

 

O subsecretário da Sefaz, Walter Cairo, destacou a modernização de sistemas da pasta. “A simplificação e agilidade contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento econômico da cidade. Gerando novos negócios em Salvador, vamos estimular um ciclo virtuoso para a circulação de recursos e arrecadação de tributos, o que, consequentemente, vai trazer benefícios para toda população em serviços públicos.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Transporte público de Salvador tem operação especial para o Enem neste domingo (3)
Das 10h às 18h, linhas de ônibus em toda a cidade terão reforço na frota em operação
Vereador mais votado de cidade baiana é preso por posse de arma de fogo de uso restrito
Adriano Cardoso estava sendo investigado desde outubro
"O candidato de 2026 sou eu", diz Bolsonaro
Ex-presidente celebra a vitória do PL na maioria do país e afirma que a investigação pelo 8/1 é apenas perseguição política
Segurança Pública: ‘Parece que estamos enxugando gelo’, diz Jerônimo em reunião com Lula
O encontro abordou a ampliação do papel do governo federal em políticas de segurança
STF retoma julgamento que pode levar Collor à prisão
O julgamento prosseguirá com o voto do ministro Gilmar Mendes, que havia solicitado vista em junho, interrompendo a deliberação
'O inferno se levantou contra mim" diz Antônia Fontenelle sobre apoio ao Bolsonaro
Ela fez essas declarações durante uma entrevista ao GringaCast, gravada em Las Vegas, nos Estados Unidos
Carregando..