Secretariado do governo de Jerônimo muda Alba e representação da BA na Câmara

Câmara de Vereadores de Salvador também terá alterações
Por: Brado Jornal 04.jan.2023 às 14h15
Secretariado do governo de Jerônimo muda Alba e representação da BA na Câmara
Divulgação

O secretariado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), muda a configuração da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para 2023.

Dos 25 nomes divulgados, dois deles teriam mandato na Alba a partir de 2023, os deputados estaduais Osni Cardoso (PT) e Angelo Almeida (PSB), que foram reeleitos. Eles foram empossados pelo governador eleito para as pastas de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Econômico.

Com a saída de Osni Cardoso da Alba, a atual deputada Neusa Cadore segue na Casa. Ela tentou a reeleição no pleito de outubro do ano passado, mas ficou como primeira suplente do Partido dos Trabalhadores.

Já para o lugar de Angelo Almeida, assume Fabíola Mansur, que também tentou a reeleição no pleito, mas ficou como primeira suplente do Partido Socialista Brasileiro.

Outra mudança na Alba é a saída de Tum (Avante), que foi anunciado como secretário da Agricultura (Seagri). Como os novos deputados estaduais eleitos tomam posse no dia 1º de fevereiro, a suplente, Marivalda Santos Pereira de Araújo, conhecida como "Valda AVS", foi convocada para assumir o mandato parlamentar na Casa Legislativa em janeiro.

A Alba continua em recesso e as atividades retornam nos primeiros dias de fevereiro, com a posse dos novos deputados e a eleição da nova mesa diretora.


Câmara dos Deputados

O secretariado de Jerônimo também mudou a configuração da Câmara dos Deputados. Dos 25 nomes empossados, dois cumpririam mandatos como deputados federais a partir de 2023.

Afonso Florence foi anunciado como secretário da Casa Civil. Ele foi reeleito como deputado federal pelo PT em 2022, com 118.021 votos. A assessoria do chefe da pasta informou que ele será substituído pelo deputado federal suplente Josias Gomes (PT).

O outro que virou secretário foi Sérgio Brito, que vai comandar a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Em 2022, ele foi reeleito deputado federal com 116.960 votos, pelo PSD.

Após o anúncio, a assessoria de Sérgio Brito informou que ele será substituído pelo deputado federal suplente Charles Fernandes (PSD - BA).


Câmara de Vereadores de Salvador

A Câmara de Vereadores de Salvador também terá mudanças, mas o motivo é de diferente do que o da Alba e da Câmara de Deputados.

Geraldo Júnior (MDB), agora vice-governador da Bahia, vai deixar a Câmara de Vereadores. No seu lugar, assume a vaga Alfredo Mangueira, do mesmo partido.

Já a neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella, a atriz e produtora cultural Maria Marighella (PT), vai chefiar a Fundação Nacional de Artes (Funarte). Arnaldo Lessa (PT) vai ficar no seu lugar.

O ex-vereador Toinho Carolino (Podemos) também voltará à Câmara de Salvador por causa da eleição de Emerson Penalva (PDT) para a Alba.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Porto Seguro pode ter nova eleição com pedido da Procuradoria Geral Eleitoral
Candidatura de Jânio Natal também deve ser indeferida
PT barra PL que puniria Lula por descumprimento de metas ambientais
Com 8 votos a favor de tirar a proposta da pauta e apenas 4 para mantê-la em discussão, a decisão foi clara
João Roma admite conversar com ACM Neto sobre eleições de 2026
O presidente do PL Bahia, entretanto, ressaltou que uma conversa com ACM Neto não está distante
Telebras admite 'pedalada' e prevê rombo de mais R$ 184 milhões para 2025
Empresa afirmou que déficit do próximo ano pode superar o dobro em relação a 2024
Carregando..