Lula não condena a ditadura da Nicarágua

Bolsonaro confrontou Lula durante o debate sobre a sua amizade com ditadores como Daniel Ortega que está fechando igrejas na Nicarágua, Lula respondeu que cabe ao povo da Nicarágua punir “se ele está errando”
Por: Brado da Redação 18.out.2022 às 03h03 - Atualizado: 18.out.2022 às 03h18
Lula não condena a ditadura da Nicarágua

Durante o debate na Band no último domingo (16), Bolsonaro mais uma vez questionou o ex-presidente Lula (PT) sobre o seu apoio a ditadores como Daniel Ortega, que está fechando igrejas, canais de tv e perseguindo padres e pastores na  Nicarágua.

Bolsonaro questionou o ex-presidente, "Vamos falar dos seus amigos, Daniel Ortega, é seu amigo ou não é?", mesmo fazendo a pergunta várias vezes Lula não respondeu com uma afirmação, apenas se limitou a dizer "Faça a sua pergunta".

Foi então que o presidente Bolsonaro afirmou "Ele te cumprimentou quando você foi para o segundo turno, ele lá está prendendo padres, expulsando freiras, fechando canais de TV como a CNN, de tv e rádio católica, ele acabou de proibir a comemoração do Dia da Bíblia, proibiu procissões, Fechou o País, um desrespeito com as religiões, e você o trata como amigo?" 

Ao responder, Lula afirmou que sentiu “muito orgulhoso” quando participou das comemorações pela derrubada de poder na Nicarágua, lado de seu amigo, Daniel Ortega.

“Eu senti muito orgulho de no dia 19 de julho de 1980 ir participar da comemoração do aniversário da Revolução Sandinista que derrubou um ditador chamado Somoza, de 30 anos”, disse Lula

“Agora, o regime político da Nicarágua é uma coisa que depende deles e o Daniel Ortega sabe, você sabe, o Chávez sabe, que se eu quisesse acreditar em mandato perpétuo, eu teria feito um terceiro mandato quando me propuseram”, acrescentou.

Sem condenar a perseguição a cristãos do país comandado por Ortega, Lula afirmou que “se ele está errando,  o povo da Nicarágua que puna o Daniel Ortega”. “Se o Maduro está errando, o povo que puna. Porque você, quem vai punir, é o povo brasileiro em 30 de outubro”, finalizou.

Lula já foi confrontado sobre o tema em pelo menos cinco oportunidades, entre entrevistas, sabatinas e debates, porém em todas elas, se negou a condenar a perseguição religiosa nos países que fazem parte do Foro de São Paulo, que é uma organização criada em 1990, a partir de um seminário internacional promovido pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que reúne partidos políticos e organizações de esquerda dentre elas ditaduras como a de Cuba, Nicarágua e Venezuela.


Jornalistas de esquerda como a Vera Magalhães e Josias de Souza criticaram a resposta de Lula, em uma postagem no twitter Vera disse: "Lula não condena a ditadura da Nicarágua", já Josias afirmou "Lula não lidou adequadamente com a relação do PT com as ditadura latino Americanas", "Eu não entendo porque o Lula faz isso? Qual é a necessidade que ele tem de se atrelar a Nicarágua, porque ele não pode se desvencilhar disso?".



Confira o vídeo do Debate:






📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Urgente: PF vai incluir culpa de Bolsonaro em relatório de plano para matar Lula, diz CNN
Expectativa é que inquérito seja enviado ao STF ainda nesta quinta (21)
Mauro Cid será ouvido hoje por Moraes e pode voltar a ser preso
Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro está sob escrutínio da PF, será ouvido pessoalmente por Alexandre de Moraes nesta quinta-feira (21) e corre risco de ter anulados os benefícios de sua delação premiada
PT pede arquivamento do projeto que anistia condenados do 8 de janeiro
O requerimento argumenta que manter a tramitação do projeto é inoportuno e inconveniente para o processo democrático e a paz nacional
"Alckmin escapou de envenenamento", diz Lula em jantar com Xi Jinping
O jantar aconteceu no Palacio do Itamaraty e foi fechado à imprensa
Policial federal diz que foi cooptado por integrante Abin em plano para matar autoridades
Agente preso durante Operação Contragolpe confessou repasse de informações sobre Lula
Venezuelano é condenado a prisão perpétua nos EUA por matar jovem
Ibarra encontrou Riley enquanto ela corria no campus da Universidade da Geórgia; Evidências mostram que o venezuelano tentou estuprar a garota
Carregando..