TSE proíbe Bolsonaro de usar fala de Lula "Ainda bem que a natureza criou o monstro do coronavírus"

“Ainda bem que natureza” criou este “monstro” chamado coronavírus, disse Lula; Corte considera o trecho “gravemente descontextualizado"
Por: Brado da Redação 17.out.2022 às 19h01 - Atualizado: 18.out.2022 às 05h48
TSE proíbe Bolsonaro de usar fala de Lula

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, proibiu nesta 2ª feira a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) de utilizar trecho da fala do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre o coronavírus em propaganda.

A peça publicitária foi veiculada no neste domingo (16.out), quando a coligação de Lula acionou o TSE com urgência em razão do regime de plantão da Corte. De acordo com a decisão, o conteúdo “se descola da realidade, por meio de inverdades, fazendo uso de falas gravemente descontextualizadas” do ex-presidente.

No trecho da inserção, referente a uma entrevista concedida em 19 de maio de 2020, Lula diz: “ainda bem que a natureza contra a vontade da humanidade criou esse monstro chamado coronavírus“. No dia seguinte, o ex-presidente se desculpou pela frase.

A coligação do PT menciona, ainda, que a propaganda de Bolsonaro acusa a bancada do partido no Congresso de ter votado contra o Auxílio Brasil.

“Os representantes do Partido dos Trabalhadores votaram a favor do auxílio emergencial e Auxílio Brasil, pois o partido tem como projeto a eliminação da fome e da pobreza“, diz o documento.

Ainda segundo a decisão de Moraes, que aponta o conteúdo como propaganda eleitoral negativa, a divulgação do fato “sabidamente inverídico e descontextualizado” da peça “não pode ser tolerada” pela Corte, “notadamente por se tratar de notícia falsa divulgada durante o 2º turno da eleição presidencial“.

O ministro não autorizou, no entanto, o direito de resposta solicitado pelo PT. A multa em caso de descumprimento da decisão é de R$ 100.000,00.

No debate presidencial realizado no domingo pela TV Bandeirantes, Bolsonaro citou a fala enquanto os candidatos tratavam sobre o tema da pandemia. “Seu Lula, tem um vídeo do senhor, o senhor dando graças a Deus que a natureza criou o covid”, diz o presidente.

Confira o vídeo da Campanha que foi retirada do AR e também uma reportagem da Rede Globo sobre as falas de Lula:





Fonte: Poder360 e G1



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder do PT é gravada pedindo desvio de verba pública para campanha: “Estou contando os centavos”
Secretária nacional de Mulheres do partido, Anne Moura, teria solicitado recursos de projeto para jovens da Amazônia para bancar despesas eleitorais; MTE suspende repasses
Leandro de Jesus celebra aprovação judicial da CPI contra invasões de terra na Bahia
O parlamentar decidiu buscar amparo judicial contra a decisão do líder do Legislativo, argumentando que a CPI trata de questões como segurança pública, uma competência estadual.
Elmar Nascimento cobra definição do União Brasil sobre apoio a Lula: “Tem que decidir até o fim do ano”
Deputado baiano defende que partido deixe o governo caso não apoie reeleição e aposta em polarização entre Lula e Bolsonaro em 2026
Capitão Alden critica PEC da Segurança: “Estados não terão autonomia de verdade”
No entanto, a proposta deverá enfrentar resistências tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, principalmente entre integrantes da chamada Bancada da Bala.
Lula orienta saída de Juscelino Filho após denúncia por corrupção
Presidente pediu demissão do ministro das Comunicações para que ele se defenda fora do governo
Viagem de Lula à Ásia custou mais de R$ 826 mil em diárias
Comitiva de 84 pessoas acompanhou o presidente ao Japão e ao Vietnã; valor final deve ser ainda maior, já que nem todos os gastos foram publicados
Carregando..