O governador da Bahia Rui Costa inaugurou nesta segunda-feira (13) uma Policlínica no bairro de Narandiba, o evento contou com a participação do candidato do (PT) a governo do estado Jerônimo Rodrigues e de toda a cúpula do (PT), MDB, políticos, vereadores, deputados estaduais e federais que apoiam o ex-presidente Lula dentre eles o presidente da Câmara Geraldo Júnior (MDB) e até o ex-secretário de saúde Fábio Vilas-Boas que reaparece ao lado de Rui Costa em evento oficial após ser exonerado do cargo em 2021 ao ser acusado de racismo, o ex-secretário se filiou ao MDB em março e pretende se candidatar a deputado federal.
Durante a coletiva que contou com a participação de menos de 100 pessoas entre funcionários, moradores, seguranças, assessores e imprensa, o governador Rui Costa usou a bancada para transformar a inauguração em um verdadeiro ato político e campanha antecipada em apoio ao ex-presidente Lula, Jerônimo e políticos presentes.
Rui também aproveitou o evento para alfinetar o pré-candidato ao governo do estado pelo União Brasil, ACM Neto e rival político do candidato a Governador do (PT), em uma fala direcionada a Neto Rui afirmou que ele apoia Bolsonaro, mas tem vergonha de falar "Eles tem vergonha ou cara de pau de mentir para o povo e dizer que não é aliado, mas não larga o osso não larga os cargos" segundo reportagem da Veja mesmo ACM Neto afirmando que é oposição ao governo Bolsonaro e ter trabalhando para derrubar pautas do governo federal como o voto auditável, o PT tenta de forma estratégica ligar a imagem de Neto a Bolsonaro para que o seu candidato tenha chances de ir para um possível segundo turno com Neto ou até mesmo com João Roma onde segundo pesquisas internas teriam mais chances de eleger o candidato do PT devido à polarização.
De acordo com pesquisa Séculos, divulgada nesta segunda-feira (13) ACM Neto (União Brasil) segue liderando todos os cenários para as eleições deste ano e pode vencer no primeiro turno, na estimulada Neto soma 60,55% das intenções de votos contra 12,19%, de Jerônimo Rodrigues (PT), e 7,14% de João Roma (PL) que aparece em terceiro lugar, já na espontânea Roma está a apenas 3 pontos de diferença e já encosta no candidato petista o que levantou o alerta do (PT).
Rui Costa teceu críticas aos governos anteriores ao do grupo petista. Segundo ele, a saúde era usada pelo grupo carlista como moeda de troca para angariar votos. “O povo sabe o que eu tô falando. Para conseguir exame, tinha que ser através do vereador a, b ou c. […] Não posso querer trocar uma cirurgia e um exame pelo voto da pessoa. A chantagem era tanta, que aqueles que falam de regulação hoje, construíram em uma cidade pequena, dois ou três hospitais, todos quebrados hoje em dia. Sabe o por quê? Para dizer que dava a cirurgia em troca dos votos de toda a família. É por isso que cada grupo político queria controlar um hospital”, afirmou o petista.
Sem citar a cidade o governador do (PT) pode ter cometido um ato-falho já que desde o primeiro mandato do avô de Acm Neto em 1991 apenas dois grupos políticos governaram a Bahia até 2007 dentre eles todos os candidatos do partido PFL, Antônio Carlos Magalhães, Antônio Imbassahy, Paulo Souto, César Borges, Otto Alencar e o último governo Carlista foi o de Paulo Souto em 2007, e então entrou Jaques Wagner do PT por 8 anos e depois sucedeu o atual governador por mais 8 anos, Rui ainda citou a "Fila da Regulação" popularmente conhecida como a "Fila da Morte" criada pelo PT como uma solução definitiva para o crime de clientelismo que consiste a troca de bens e serviços por apoio político, porém segundo suspeitas levantadas por políticos da oposição, os prefeitos, deputados e empresários influentes da capital e principalmente do interior do estado ligados ao PT ainda tem influências e conseguem prioridade para "furar a fila" e incluir pessoas na regulação, as vezes por ser amiga ou parente de um político entra na frente do povo pobre que espera a meses por uma vaga e muitos acabam falecendo durante esta espera para ter uma ideia segundo o G1 só em Feira de Santana em menos de 3 meses morrem mais de 100 pessoas esperando uma vaga na fila da regulação.
O governador também afirmou nesta segunda-feira (13), durante coletiva, que o aumento no número de casos de Covid-19 na Bahia não irá afetar a realização do São João e do São Pedro no estado. De acordo com ele, apesar do crescimento de registros de infectados, o número de internados em UTIs e de mortes não acompanhou o ritmo.
Ao ser perguntado sobre uma possível presença de Lula na capital no dia da independência da Bahia 2 de Julho, Rui visivelmente incomodado com a pergunta tentou justificar, "Quando ele vem na rua é uma multidão e as ruas são estreitas, então se ele confirmar que vem a gente tem que pensar numa estratégia".
Rui também respondeu à denúncia de ACM Neto que estaria chantageando prefeitos do interior a apoiar Jerônimo e Lula em troca de Favores, "Olha cada mede os outros pela sua própria régua, o que a gente está fazendo é com recursos do Governo do Estado independente de quem está votando"
Rui ainda acusou os deputados de ACM Neto e Bolsonaro de ter aprovado a venda da refina que segundo ele "Aumentou 1 real na gasolina" o governador ainda disse ser contra a redução do ICMS, atualmente a Bahia é um dos três estados com a maior fatia do imposto que corresponde a 28%, a cada R$ 100 abastecido quase R$ 30 vão direto para o bolso do Governador, Rui disse que os estados irão perder a arrecadação mesmo o presidente Bolsonaro afirmando que irá pagar a diferença, o governador ainda ameaçou os prefeitos da Bahia, "Só este ano vai diminuir a receita dos municípios em 600 milhões" que segundo Rui corresponde a receita do ICMS no segundo semestre destinada aos municípios, já sobre o montante anual da renda com o imposto Rui afirmou "A Bahia vai perder 5 Bilhões no Ano", o governador só esqueceu de lembrar que este dinheiro irá para o bolso da população que hoje sofre com o alto preço dos combustíveis e a carga pesada do imposto cobrado pelo estado, já que o Presidente Bolsonaro diminuiu e até zerou a cobrança do ICMS em vários locais do Brasil.
Para concluir Rui respondeu um repórter que perguntou o que ele acha da pesquisa divulgada nesta segunda-feira a qual Lula está com 56%, Bolsonaro 25% e Acm Neto 60% e Jerônimo 12%, o Governador se limitou a dizer "Eu não comento pesquisa, meu maior prazer é em desmoralizar pesquisa, então eu desmoralizei em 2014 e vou ter o prazer de desmoralizar este ano de novo" mais tarde em entrevista a rádio Rui voltou a criticar a pesquisa e disse "As pesquisas erram na Bahia por antecipação ou má-fé", vale ressaltar que o governador fez esta crítica a mesma pesquisa que aponta Lula na frente de Bolsonaro.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...